Repository logo
 
Publication

Promoção de interacções sociais entre um jovem com Síndrome de Asperger e os pares, em contexto de escola inclusiva

dc.contributor.advisorRamalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Luísa Marques Morais Pereira Pinto
dc.date.accessioned2016-03-07T15:04:25Z
dc.date.available2016-03-07T15:04:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA escola representa um dos principais locais de interacção de crianças e adolescentes. Nela ocorre a formação de pares e a construção de amizades, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional, além de actuar como um factor de protecção social, reduzindo estados de depressão e solidão. Os jovens usam competências sociais em todos os contextos e em particular na escola, revelando-nos que estas competências são inatas a muitos deles, mas o mesmo não acontece com os jovens com Síndrome de Asperger (SA). Embora queiram ter amigos, parecem não conhecer a “fórmula” para interagir com os seus pares. Neste sentido pretende-se, com o presente estudo, aferir o impacto de um programa de intervenção de pares nas interacções sociais de um jovem com SA e dos seus pares, em contexto de escola regular. Dois pares foram recrutados para participar, tendo como objectivo incentivar as interacções sociais. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados basearam-se na observação directa e no diário de bordo que ocorreu durante o recreio e hora de almoço. Durante a intervenção, os pares foram treinados para iniciar interacções sociais com o jovem SA. As interacções sociais espontâneas continuaram, mesmo depois da aplicação do programa. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a estratégia de intervenção de pares mediadores resultou no aumento das iniciações dos pares treinados, bem como no aumento das iniciações e as respostas do nosso jovem com SA.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11845
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectRelações Entre Parespt_PT
dc.subjectIntegração Escolarpt_PT
dc.titlePromoção de interacções sociais entre um jovem com Síndrome de Asperger e os pares, em contexto de escola inclusivapt_PT
dc.title.alternativeestudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_LUISA_FERREIRA.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: