Publication
Promoção de interacções sociais entre um jovem com Síndrome de Asperger e os pares, em contexto de escola inclusiva
| dc.contributor.advisor | Ramalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956- | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Ana Luísa Marques Morais Pereira Pinto | |
| dc.date.accessioned | 2016-03-07T15:04:25Z | |
| dc.date.available | 2016-03-07T15:04:25Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | A escola representa um dos principais locais de interacção de crianças e adolescentes. Nela ocorre a formação de pares e a construção de amizades, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional, além de actuar como um factor de protecção social, reduzindo estados de depressão e solidão. Os jovens usam competências sociais em todos os contextos e em particular na escola, revelando-nos que estas competências são inatas a muitos deles, mas o mesmo não acontece com os jovens com Síndrome de Asperger (SA). Embora queiram ter amigos, parecem não conhecer a “fórmula” para interagir com os seus pares. Neste sentido pretende-se, com o presente estudo, aferir o impacto de um programa de intervenção de pares nas interacções sociais de um jovem com SA e dos seus pares, em contexto de escola regular. Dois pares foram recrutados para participar, tendo como objectivo incentivar as interacções sociais. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados basearam-se na observação directa e no diário de bordo que ocorreu durante o recreio e hora de almoço. Durante a intervenção, os pares foram treinados para iniciar interacções sociais com o jovem SA. As interacções sociais espontâneas continuaram, mesmo depois da aplicação do programa. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a estratégia de intervenção de pares mediadores resultou no aumento das iniciações dos pares treinados, bem como no aumento das iniciações e as respostas do nosso jovem com SA. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11845 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
| dc.subject | Relações Entre Pares | pt_PT |
| dc.subject | Integração Escolar | pt_PT |
| dc.title | Promoção de interacções sociais entre um jovem com Síndrome de Asperger e os pares, em contexto de escola inclusiva | pt_PT |
| dc.title.alternative | estudo de caso | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
