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Abstract(s)
O desenvolvimento da sociedade e do meio empresarial trouxe, como é habitual com o decorrer do tempo, novos desafios e novos conceitos. As soft skills, tema aqui abordado, é um dos exemplos da evolução na área da Gestão dos Recursos Humanos.
No passado, quando se falava em competências, rapidamente se transportava para a ideia do saber fazer. Com o avanço dos tempos anteriormente descrita, o mundo dos recursos humanos começou-se a interessar e a perceber que existem outros conceitos relevantes para a realização das tarefas.
Neste sentido, este projeto tem o intuito de indagar mais sobre as soft skills, nomeadamente o seu impacto e a sua importância no quotidiano dos mais variados colaboradores das organizações. Todo o trabalho apresenta um enquadramento teórico das diversas áreas envolventes ao tema, como também numa interligação com as competências técnicas (hard skills). Também houve a intenção de abordar a gestão das próprias soft skills nas pessoas, de modo a despertar e a sensibilizar o público alvo sobre outras formas de agir/ser.
Nesta investigação, através de um questionário e do respetivo tratamento de dados, procurou-se corroborar várias situações abordadas no enquadramento teórico, como também chamar a atenção sobre as soft skills, tema pouco conhecido por alguns e ainda pouco explorado no mais comum colaborador. Chegou-se a concluir que efetivamente as soft skills estão a ganhar importância e terreno no mundo laboral, não só exclusivamente em meios comerciais, mas também em noutros contextos.
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Keywords
Capital humano Soft skills Hard skills Competências comportamentais Competências sociais Inteligência emocional