Repository logo
 
Publication

O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção

dc.contributor.advisorNeves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-
dc.contributor.authorVentura, Maria de Fátima dos Santos Martins
dc.date.accessioned2017-04-20T09:45:22Z
dc.date.available2017-04-20T09:45:22Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractBrown (2005) refere que 7 a 10 por cento da população mundial sofre desta síndrome cognitiva, atualmente conhecida com Transtorno do Défice de Atenção (TDA). Este transtorno existe e afeta os alunos das nossas escolas, prejudicando, indubitavelmente, a sua aprendizagem. Este facto levou-nos a realizar uma reflexão acerca dos alunos com TDA e sobre as estratégias mais adequadas para aumentar os níveis de atenção e o seu envolvimento em tarefa. O objetivo do nosso trabalho é apontar aos professores estratégias mais adequadas e eficazes para promover o sucesso escolar dos alunos com esta problemática, tentando dar resposta a uma questão:  Que estratégias pedagógicas poderão ser implementadas pelos professores para melhorar a atenção de uma aluna com TDA, aumentar o seu envolvimento em tarefa e, simultaneamente, promover o seu sucesso educativo? A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica e baseia-se nos princípios de modificação do comportamento. Com base nos resultados obtidos pretendemos refletir sobre as práticas pedagógicas e estratégias que poderão ser implementadas em sala de aula com vista ao sucesso educativo de uma aluna com TDA. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento deste transtorno cognitivo, bem como para a fundamentação de estratégias educativas que promovam o sucesso educativo de crianças com TDA.pt_PT
dc.identifier.tid201648881pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18210
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectDéfice de Atençãopt_PT
dc.subjectAtençãopt_PT
dc.subjectPrincípios de Modificação do Comportamentopt_PT
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_PT
dc.titleO envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atençãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Cognição e Motricidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FATIMA_VENTURA.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: