Publication
A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Sintra, Ana Catarina | |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T10:05:16Z | |
dc.date.available | 2018-08-28T10:05:16Z | |
dc.date.issued | 2018-07-03 | |
dc.description.abstract | A investigação desenvolvida ao longo deste relatório insere-se no âmbito do Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-escolar, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A participação da criança no processo de ensino-aprendizagem é um dos temas mais importantes dentro das nossas salas e da investigação na área da educação. É de extrema importância compreender aquilo que as crianças pensam sobre o seu papel em sala e o que as educadoras conhecem e testemunham que é a participação ativa e autónoma da criança. Ao longo da história fomos assistindo à centralização da criança nas metodologias contemporâneas e compreendemos que esta é um ser cheio de experiências e conhecimentos que podemos e devemos utilizar quando estamos a apoiá-la no seu desenvolvimento como individuo ativo da sociedade onde pertence. Este relatório apresenta, então, uma investigação qualitativa, em que foram entregues questionários a educadoras de infância e foram feitas entrevistas a crianças com o objetivo de compreender o que foi mencionado anteriormente. Estes documentos foram entregues a membros das instituições cooperantes durante o tempo de estágio de prática pedagógica. Compreende-se, portanto, que os educadores valorizam a participação ativa da criança como um elemento essencial das suas práticas, mas as crianças cada vez menos compreendem o papel do educador como aquele que pertence ao grupo e que os acompanha nas suas descobertas diárias. Por último, reflete-se sobre todo o processo de investigação, incluindo as dificuldades apresentadas e uma reflexão sobre a importância da prática profissional, aprendizagens adquiridas e perspetivas futuras. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201960451 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23886 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Participação ativa | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.title | A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | pt_PT |