Repository logo
 
Publication

Das Beiras para o Centro

dc.contributor.advisorAlves, Gonçalo
dc.contributor.authorGouveia, Hermano
dc.date.accessioned2015-01-14T19:40:05Z
dc.date.available2015-01-14T19:40:05Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA utilização do marketing como estratégia de gestão e promoção territorial pode ser uma mais valia para os locais aumentarem a sua competitividade e atractividade. A marca de um local é cada vez mais considerada como um activo importante no seu desenvolvimento e uma ferramenta fundamental para que os lugares (comunidades, cidades, regiões ou países) se distingam e melhorem o seu posicionamento. A Região Centro é uma criação administrativa recente que aglutina, em grande parte, as antigas regiões das Beiras. O principal objectivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que concerne à opinião dos habitantes da região sobre a Região Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença a esta nova realidade geográfica. A metodologia adoptada consistiu numa abordagem mista, sendo a qualitativa numa fase inicial e, posteriormente, numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-­‐se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos por forma a validar as conclusões da investigação. Apesar de os resultados mostrarem que, parece não ser linear para os inquiridos, fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os inquiridos associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7471
dc.language.isoporpor
dc.subjectPlace marketingpor
dc.subjectPlace brandingpor
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.titleDas Beiras para o Centropor
dc.title.alternativea imagem da região Centro junto dos seus habitantespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Hermano Gouveia protegido.pdf
Size:
2.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: