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Authors
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Abstract(s)
O projeto Orquestra Geração (OG) resulta de uma inspiração no Sistema de Orquestras
Infantis e Juvenis da Venezuela designado como El Sistema, tendo sido implementado em
Portugal durante o ano de 2007 numa escola do concelho da Amadora. Depressa se alastrou a
diversas escolas da Área Metropolitana de Lisboa, tendo chegado ao Agrupamento de Escolas
da Boa Água, em Sesimbra, no ano de 2009. É neste contexto e nesta implementação que se
vai focar este estudo, avaliando e tentando compreender se ocorreram alterações de perceção
com a Orquestra Geração, junto da comunidade escolar, pretendendo-se ainda constatar os
seus efeitos no âmbito da inclusão social.
É pretensão deste trabalho, analisar as alterações produzidas pela implementação da
Orquestra Geração, no Agrupamento de Escolas da Boa Água, em Sesimbra, junto da
comunidade escolar, do ponto de vista da perceção.
Este estudo tem como principal objetivo analisar o impacto da Orquestra Geração, no
desenvolvimento da inclusão social das crianças e dos jovens.
Para aferirmos este impacto, recorreu-se à realização de questionários, que foram
submetidos aos alunos, encarregados de educação e professores, nos quais foram colocadas
diversas questões, divididas por áreas de intervenção, como o aproveitamento escolar,
comportamento, motivação, capacidade de interagir em grupo, aproximação à comunidade
escolar e perspetivas de futuro.
Description
Keywords
Orquestra geração Inclusão Perceção social Ensino da música