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Authors
Abstract(s)
A palavra “amor” já não é usada apenas quando falamos sobre outras pessoas, mas
também quando falamos sobre uma marca ou objeto. De facto, cada vez mais é possível
e familiar ouvir “eu amo esta marca”, “eu sou apaixonado por esta marca”.
Tendo em conta a importância acrescida que o amor à marca tem conhecido, o
presente estudo investiga os antecedentes e as consequências relacionais do amor à marca
através da escolha da marca Licor Beirão.
Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em compreender os principais
aspetos a que os consumidores atendem quando estabelecem relações de amor com uma
marca, o que poderá fornecer diretrizes para os profissionais de marketing.
Na revisão da literatura, é abordado a temática do amor à marca, especificamente a
dimensão da intimidade e da paixão, o antropomorfismo da marca e a experiência com a
marca. A lealdade à marca, a confiança na marca, a satisfação com a marca, a intenção
de compra e o “boca-a-boca” também serão analisados a fim de descobrir a relação
existente entre todos estes conceitos.
Neste estudo foi desenvolvido um modelo conceptual e formularam-se dezasseis
hipóteses que serão testadas na parte empírica desta investigação, recorrendo a um
inquérito por questionário com aplicação online, distribuído através de redes sociais e
correio eletrónico. Deste inquérito, foi obtida uma amostra de 207 respondentes que
permitiu analisar os antecedentes e as consequências do amor à marca recorrendo a
análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla.
Os resultados obtidos indicam que o antropomorfismo da marca e a experiência com
a marca afetam positivamente o amor à marca (intimidade) e o amor à marca (paixão).
Por sua vez, o amor à marca (intimidade e paixão) influencia positivamente a satisfação
com a marca e a lealdade à marca. Já quanto à influência do amor à marca (intimidade e
paixão) na confiança na marca, esta revelou-se significativa para a dimensão intimidade
e não significativa para a dimensão paixão. Por fim, a lealdade à marca, a satisfação com
a marca e a confiança na marca exercem um efeito positivo na intenção de compra e
também na construção do “boca-a-boca”
Description
Keywords
Antropomorfismo Experiência com a marca Amor pela marca Lealdade à marca Satisfação com a marca Confiança na marca Intenção de compra Boca-a-Boca