Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas e dinâmicas em contexto desportivo e a promoção de contributos para o desenvolvimento

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertacao.MGAE.AlbertoLisboa.pdf2.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tratar do desporto como lazer, estímulo a saúde e para o preenchimento dos tempos livres, são algumas das premissas comuns em sua análise. No entanto, observar o desporto, como instrumento para a promoção do conhecimento e de habilidades que propiciem o desenvolvimento global do indivíduo, serviu de motivação para este estudo. As práticas e dinâmicas utilizadas para a formação desportiva e as experiências e fenómenos decorrentes da preparação e da competição desportiva, são colocadas sob análise e, observadas como meio para a promoção de integração social e de contributos para o desenvolvimento de competências. A partir destas premissas, a investigação desenvolvida com este estudo analisou os fatores de influência para a promoção de integração social e de contributos para o desenvolvimento de competências, com base nas orientações conhecidas na medida para “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” de 26 de julho de 2017, em Portugal, e do projeto da OCDE de “Definição e Seleção de Competências - DeSeCo” para uma vida de sucesso. Neste sentido a presente investigação pretende realizar um estudo de caso às práticas e dinâmicas pedagógicas desenvolvidas no Clube Atlético Pernambucano, analisando em que medida é que estas práticas contribuem para as indicações emanadas pelo “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”. O estudo irá analisar as técnicas utilizadas, o ambiente e clima que envolve a entidade desportiva e as atividades pedagógicas. Irá identificar características, potencialidades e resultados, em contexto desportivo, que revelam ação socioeducativa, voltada para a formação global de jovens atletas, na região nordeste do Brasil. Por fim, sugerir os contributos, no âmbito da formação desportiva, para servir ao desenvolvimento de competências e a integração social.
When analyzing the reasons for taking up any sport the most common argumentations are improving quality life (health concerned), filling free time and having fun. However, the motivation for this study looked at sports as means to promote knowledge and skills, developing the individual as a whole and contributing to a more successful life. The practices and dynamics used for sports education together with experiences and events arising from the preparation to the competition and the competition itself were observed and analyzed as promotion to social integrationand contributions for skills development. From these premises, the study was based on data collected from measures on the factors of the influence for the developing competences, to social integration and contributions for skills development extracted by guidance from “O Perfil dos Alunos `a saida da Escolaridade Obrigatoria” (The Profile of Students Leaving Compulsory Schooling” (July, 2007), in Portugal and also from the OCDE project “The Definition and Selection of Key Competences – DeSeCo” for a success life. In this way, the intention of this research is to accomplish a case of study to the pedagogical practices and dynamics, developed in the Clube Atletico Pernambucano, analyzing in which measures this practices contributes to the emanated for “ O perfil dos alunos `a saída da escolaridade obrigatória”. The study is going to analyze the used techniques, the climate and environment that embrace the sporting entity and its pedagogical activities. It’s going to identify features, potentialities and results, in sporting context, wich reveals socio-educational actions, focused on the entire education of young athletes, from Northeast of Brazil. In conclusion, it reveals the contributions, within the scope of sports education, to the development of skills and social integration.

Description

Keywords

Práticas e Dinâmicas Metodologia de Treino Gestão Pedagógica Socialização do Conhecimento Practices and Dynamics Training Methodology Pedagogical Management Pedagogical Management

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue