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Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.authorPais, Nádia Filipa Pinheiro
dc.date.accessioned2017-07-25T09:12:18Z
dc.date.available2017-07-25T09:12:18Z
dc.date.issued2017-06-28
dc.description.abstractA promoção e desenvolvimento de um destino turístico através da realização de eventos tem sido uma das formas que as entidades governamentais encontraram para destacar e dinamizar as suas ações de desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a imagem da localidade e/ou combater a sazonalidade. Tendo em conta que o futebol português tem sido um setor do país que mais se tem destacado ao nível global, devido a resultados históricos atingidos nas últimas duas décadas, de entre os quais se destaca a recente vitória da Seleção Portuguesa de Futebol no Europeu 2016 ou a conquista da Champions League, em 2004, pelo FC Porto, torna-se oportuna a análise da realização de um grande evento desportivo e a forma como este poderá influenciar a imagem transmitida aos agentes turísticos. Sendo, atualmente, considerada, pelos responsáveis da UEFA, a entidade que superintende o futebol europeu, como a principal competição europeia ao nível de clubes no futebol e, uma vez que Lisboa é também atualmente “um destino turístico que marca tendências e que dita a moda”1, o objetivo principal desta dissertação será verificar se a final da UCL Lisbon 2014 incentivou o crescimento da cidade de Lisboa e de que forma contribuiu para que esta se tornasse” a cidade mais cool da Europa”2. Com base nos dados recolhidos, e analisados através de uma metodologia mista, são apresentados os impactos gerais causados pela realização deste tipo de eventos, verificando-se que os setores da hotelaria e da restauração foram os mais beneficiados com a realização desta final em Lisboa. São ainda propostas algumas sugestões para a realização de investigações futuras, tendo por base a promoção e desenvolvimento de eventos desportivos, considerando que estes são uma mais-valia para a imagem turística e para a economia do país. Com esta dissertação, pretende-se contribuir para a dinamização da realização e investigação de eventos desportivos não só para que Lisboa se torne uma das capitais de Desporto Europeu, mas também para que Portugal consiga, através destes exemplos, atrair e fidelizar turistas ao destino.pt_PT
dc.description.abstractThe promotion and development of a tourist destination through events has been one of the ways that governments have found to highlight and streamline their development actions, with the aim of improving the image of the locality and/or combating seasonality. Bearing in mind that Portuguese football has been one of the most outstanding sectors of the country at the global level, due to the historical results achieved in the last two decades, among which the recent victory of the Portuguese Football Team in the European Championship 2016 or FC Porto's 2004 Champions League achievement, makes it timely to analyze the conduct of a major sporting event and how it could influence the image transmitted to the tourism agents. Currently being considered, by UEFA officials, the body that oversees European football, as the main European club level competition in football and, since Lisbon is also currently "a tourist destination that marks trends and dictates fashion”3, the main objective of this dissertation will be to verify if the final of UCL Lisbon 2014 encouraged the growth of the city of Lisbon and in what way contributed to that it became "the coolest city of Europe”4. Based on the data collected, and analyzed through a mixed methodology, the general impacts caused by the realization of this type of events are presented, and the hospitality and catering sectors were the ones most benefited by the accomplishment of this final in Lisbon. Some suggestions are also proposed for conducting future research, based on the promotion and development of sporting events, considering that these are an added value for the tourist image and for the economy of the country. With this dissertation, we intend to contribute to the promotion of the realization and investigation of sporting events not only for Lisbon to become one of the European Sports capitals, but also for Portugal to be able, through these examples, to attract and retain tourists to the destination.pt_PT
dc.identifier.tid201720078pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18676
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectEventospt_PT
dc.subjectEventos Desportivospt_PT
dc.subjectLisboapt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectFinal da Liga dos Campeõespt_PT
dc.subject2014pt_PT
dc.titleImpacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismo e da Hotelariapt_PT

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