Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
264.52 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de
mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta
diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar,
e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para
tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º
ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de
conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado
que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento
já adquirido de determinadas estruturas.
Description
Keywords
Conhecimento linguístico sintaxe estádios de desenvolvimento linguístico Linguistic knowledge syntax children’s linguistic knowledge stage
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra