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Errei e agora?

dc.contributor.advisorMachado, Ricardo
dc.contributor.authorBarata, Filipa Catarina Fernandes
dc.date.accessioned2018-01-17T15:39:02Z
dc.date.available2018-01-17T15:39:02Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente trabalho é desenvolvido durante a prática pedagógica supervisionada, com um grupo de crianças na valência de pré-escolar, mais concretamente, na faixa etária dos três anos e, posteriormente, na valência de 1.º ciclo do ensino básico, com um grupo de alunos a frequentar o 4.º ano de escolaridade. A questão do erro é uma componente que se encontra presente no quotidiano de todos os humanos, sendo rotulado com algo negativo. No entanto, o mesmo pode ser encarado como algo benéfico, no que concerne à aprendizagem das crianças/alunos. Deste modo, a presente investigação surge da necessidade de reflexão, acerca do erro, por uma profissional de educação, ao observar os erros cometidos pelas crianças/alunos, nas tarefas matemáticas, que lhes eram propostas. Para tal, foi desenvolvido um trabalho de investigação que tem como objetivos analisar a importância do erro no processo de ensino e de aprendizagem, o papel do educador ou professor na gestão do erro e como a criança/aluno lida com o seu próprio erro. Para a concretização desta investigação adotamos um design de investigação-ação, baseado no paradigma interpretativo, através da qual pretendemos observar, planificar, intervir e refletir, conforme os objetivos e questões de investigação que foram formuladas. Os instrumentos utilizados dizem respeito à observação, ao diário de bordo, às conversas informais e à recolha documental. No que concerne aos participantes envolvidos neste estudo, estes dizem respeito ao grupo do pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e a educadora/professora/investigadora. Os resultados iluminam a importância que o erro assume, quando este é trabalhado e discutido para que as crianças e alunos tenham sucesso na realização das tarefas matemáticas. Mostram também que o sucesso das crianças/alunos, quando erram, está relacionado com a forma como o educador/professor estabelece o diálogo com os mesmos (as) e que os mesmos não apresentam relutância ao erro, quando erram. Para além disso, trabalhar o erro permite às crianças e alunos desenvolverem capacidades e competências matemáticas, tais como, o raciocínio e comunicação matemática, o sentido crítico, a persistência na tarefa, entre outras.pt_PT
dc.identifier.tid202971970
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20270
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectErropt_PT
dc.titleErrei e agora?pt_PT
dc.title.alternativeO contributo do erro na aprendizagem de crianças do pré-escolar e de uma turma de 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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