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Abstract(s)
O sucesso das organizações depende do desempenho dos seus Sistemas de Gestão de Informação. As
entidades públicas não são exceção. Nesta investigação procura-se avaliar o desempenho dos Sistemas
de Gestão de Informação na Administração Pública Local Portuguesa, empregando o modelo conceptual
de DeLone e McLean, que tem por base de estudo as perceções dos próprios utilizadores do sistema.
Foi efetuado um questionário a uma amostra representativa dos funcionários das autarquias portuguesas,
e foram examinadas as seis dimensões do modelo: Qualidade do Sistema, Qualidade da Informação,
Qualidade do Serviço, Utilização, Satisfação do Utilizador e Impactos. Foi ainda examinada uma sétima
dimensão - a da Demografia - bem como a sua relação com o modelo original. Os dados revelaram que
os sistemas utilizados são geralmente bem aceites, mas que são necessárias melhorias ao nível da
integração dos vários sistemas existentes, principalmente no que toca aos funcionários com habilitações
ou cargos mais altos. Verifica-se ainda a necessidade de investir na formação dos utilizadores,
especialmente em funcionários de maior idade ou com menores habilitações literárias. Concluiu-se
também que o modelo conceptual de DeLone e McLean é adequado ao contexto da Administração
Pública Local Portuguesa. O fator que mais influencia a dimensão Impactos é a Satisfação do Utilizador,
que por sua vez é maioritariamente influenciada pela Qualidade do Sistema, mas também pela Qualidade
da Informação e Qualidade do Serviço. Os resultados obtidos fornecem informação relevante para a
tomada de decisão relacionada com a evolução dos Sistemas de Informação na Administração Pública
Local Portuguesa.
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Keywords
Sistema de Gestão de Informação Avaliação de Desempenho Autarquia