Publication
Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada
| dc.contributor.author | Marchão, Amélia | |
| dc.contributor.author | Henriques, Helder | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-15T15:12:56Z | |
| dc.date.available | 2016-11-15T15:12:56Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Para sustentar um modelo coerente de prática profissional na formação inicial de educadores/as de infância não nos podemos desligar das características hodiernas da educação de infância nem de aspetos largamente consensuais e que derivam da investigação sobre a formação e desenvolvimento profissional. Referimo-nos à educação de infância alicerçada nas perspetivas socio construtivas que resiste à escolarização precoce das crianças e também à resistência da “academização” da formação de educadores/as de infância e à necessidade da supervisão e do trabalho colaborativo entre “generalistas” e “especialistas”. O que nos propomos partilhar é a reflexão sobre um modelo de concetualização e organização da prática de ensino supervisionada, a partir das perceções de 25 estudantes do mestrado em educação pré-escolar de uma escola superior de educação pública. Tendo por base um questionário que foi enviado a um conjunto de estudantes, tentámos perceber e interpretar a perceção das estudantes sobre os processos de supervisão desenvolvidos e sobre a importância que lhes atribuem no processo formativo e na construção da identidade profissional que em si emerge. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Marchão & Henriques (2016). Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada. In C. Mesquita, M. Pires & R. Lopes (Edits.). 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Livro de atas. (pp. 577-584). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-745-206-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15448 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/11435 | pt_PT |
| dc.subject | educação de infância | pt_PT |
| dc.subject | formação de educadores de infância | pt_PT |
| dc.subject | supervisão | pt_PT |
| dc.title | Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 584 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 577 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
