Repository logo
 
Publication

Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada

dc.contributor.authorMarchão, Amélia
dc.contributor.authorHenriques, Helder
dc.date.accessioned2016-11-15T15:12:56Z
dc.date.available2016-11-15T15:12:56Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractPara sustentar um modelo coerente de prática profissional na formação inicial de educadores/as de infância não nos podemos desligar das características hodiernas da educação de infância nem de aspetos largamente consensuais e que derivam da investigação sobre a formação e desenvolvimento profissional. Referimo-nos à educação de infância alicerçada nas perspetivas socio construtivas que resiste à escolarização precoce das crianças e também à resistência da “academização” da formação de educadores/as de infância e à necessidade da supervisão e do trabalho colaborativo entre “generalistas” e “especialistas”. O que nos propomos partilhar é a reflexão sobre um modelo de concetualização e organização da prática de ensino supervisionada, a partir das perceções de 25 estudantes do mestrado em educação pré-escolar de uma escola superior de educação pública. Tendo por base um questionário que foi enviado a um conjunto de estudantes, tentámos perceber e interpretar a perceção das estudantes sobre os processos de supervisão desenvolvidos e sobre a importância que lhes atribuem no processo formativo e na construção da identidade profissional que em si emerge.pt_PT
dc.identifier.citationMarchão & Henriques (2016). Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada. In C. Mesquita, M. Pires & R. Lopes (Edits.). 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Livro de atas. (pp. 577-584). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-206-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15448
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/11435pt_PT
dc.subjecteducação de infânciapt_PT
dc.subjectformação de educadores de infânciapt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.titlePerceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
oaire.citation.endPage584pt_PT
oaire.citation.startPage577pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AM_HH_ incte16_atas, bragança 2016.pdf
Size:
705.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: