Publication
Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido
dc.contributor.advisor | Barcelos, Maria Olívia Sousa de Freitas | |
dc.contributor.author | Vieira, Eduarda Sofia Abreu | |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T11:20:01Z | |
dc.date.available | 2025-02-26T11:20:01Z | |
dc.date.issued | 2024-04-03 | |
dc.description.abstract | No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior Saúde Santa Maria, surge o relatório intitulado “Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido”, cujos objetivos são descrever o percurso formativo desenvolvido ao longo da prática de cuidados à criança, jovem e família, analisar as atividades realizadas à luz da evidência científica, refletir o processo de formação na aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e de mestre, e analisar a literatura sobre as intervenções educativas utilizadas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido. Atingir a especialização em enfermagem encerra responsabilidades acrescidas que devem estar presentes na prática diária do enfermeiro, em prol da excelência da profissão. Quando da busca da mestria se trata, o processo formativo pessoal e profissional ganha dimensão, já que a intervenção é mais específic a e restrit a . Focar a intervenção de enfermagem n o cuidado infantojuvenil , nas situações de saúde/doença, em função dos contextos biopsicossociais, obriga à aquisição de competências, descritas em regulamentos próprios, que se devem refletir na prática clínica . Uma vez que o desenvolvimento profissional também se espelha na construção d e conhecimento, inclui se uma revisão integrativa de literatura com enfoque no empoderamento parental para cuidar do recém nascido. A literatura mais recente dita ser premente valorizar o recém nascido e as suas necessidades biopsicossociais . Através de um trabalho dedicado junto dos pais, centrado na criança e por intermédio de educação em saúde nos períodos pré e pós natal, é possível que se promova o bem estar integral do recém nascido . A inda que se ambicione a sua autonomia, é fulcral que o enfermeiro mantenha a relação terapêutica com os pais , representa ndo um recurso sempre válido no cuidado integrado à família . | pt_PT |
dc.description.abstract | Related to the Master's Course in Child and Pediatric Health Nursing, ran by São José de Cluny Nursing School in partnership with Santa Maria Health School, I introduce the report entitled “Development of the competences of specialist nurses in child and pediatric health nursing: Educational strategies in parental empowerment to care for the newborn”, whose objectives are to describe the academic path developed throughout the practical care for children, adolescent and family, analyze the activities under the light of the scientific evidence, reflect on the training process to acquire common and specific skills of specialist nurse, as well as master’s skills, and to analyze the literature on educational interventions used to empower parents on taking care of their newborn. Achieving specialization in nursing requires improved responsibilities that must be present in the daily practice of nurses, in favor of the excellence in the profession. When it comes to accomplishing mastery, the process of personal and professional training takes on another dimension, since the intervention is more specific and restricted. Focusing nursing on children and youth, in health/illness situations, depending on biopsychosocial contexts, entails the achievement of competences, described in particular regulations, which should be reflected in the clinical practice. Since the professional growth is also revealed in the construction of knowledge, an integrative literature review focusing parental empowerment to care for the newborn is included. The most recent literature shows that it is urgent to value the newborn and his biopsychosocial needs. Through dedicated work with parents, centered on the child and through health education in pre and post-natal periods, it is possible nurse to promote the whole well-being of the newborn. Even though their autonomy is desired, it is crucial that the nurse maintains a therapeutic relationship with the parents, representing a valid resource in the family care. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203903005 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54535 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem de saúde infantil e pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem especializada | pt_PT |
dc.subject | Cuidado à criança jovem e família empoderamento parental | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |