| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo dos últimos anos a competitividade das empresas tem aumentado, muito fruto da globalização e, setor dos supermercados tem assistido a uma competitividade ímpar. Desde que, em Portugal, surgiu a primeira loja hipermercados, o crescimento da agressividade concorrencial tem sido cada vez maior e, nos dias de hoje, são várias as localidades, até as de menor dimensão, que têm instaladas várias lojas do sector de retalho alimentar (supermercados ou hipermercados).
Neste âmbito, o word of mouth, feito de forma positiva, é um fator que contribui decisivamente para que o consumidor decida fazer as suas compras numa loja, através da capacidade de persuasão de outros.
Assim, pelos benefícios que a comunicação word of mouth tem para as empresas, este estudo procurou analisar os fatores determinantes do word of mouth, através de um modelo de investigação que foi testado numa amostra de 114 consumidores de supermercados cujos dados foram recolhidos pelo meio de questionários administrados presencialmente nas lojas e através da internet.
Esta dissertação defende que a orientação para preços baixos é a única variável com efeitos significativos diretos no word of mouth além da satisfação e da confiança do consumidor. Acrescenta-se que, os atributos da loja e a orientação para o cliente percebida são fatores que poderão ter alguma influência no word of mouth se for atendida a sua capacidade influenciadora da satisfação e confiança nas lojas, uma vez que a confiança e a satisfação são também fatores determinantes do word of mouth.
Description
Keywords
Word of mouth, Atributos de loja, Orientação para o preço, Orientação para o cliente
