Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Atualmente, maior parte das organizações estão inseridas num ambiente de elevada
competitividade no mundo organizacional, facto que leva as organizações a criar e
implementar mecanismos que promovam de uma forma rápida e eficaz o
desenvolvimento e otimização dos seus Sistemas de Informação.
De facto, o fator agilidade é cada vez mais um aspeto de diferenciação entre as
organizações, para estas atuarem e responderem rapidamente e de forma eficaz perante
pressões, necessidades e oportunidades do mercado. Sendo os Sistemas de Informação
responsáveis por suportar a operação e gestão das organizações, são estes que de forma
decisiva contribuem para a capacidade competitiva das suas organizações. Desta forma,
as organizações passaram a focar-se na gestão dos seus processos de negócio de forma a
apresentarem melhores índices de competitividade e perceberem que esses processos
podem ser um fator chave no seu sucesso organizacional. Contudo, os processos de
negócio podem ser complexos e difíceis de gerir. De modo a facilitar esta gestão, existem
várias metodologias e abordagens, através de um conjunto de atividades organizadas, que
podem garantir um maior controlo dos mesmos, uma maior flexibilização e capacidade
de alinhar os processos organizacionais com os seus objetivos. A gestão por processos de
negócio é considerada uma das abordagens que tem a capacidade de definir e alterar
processos organizacionais de uma forma simples e estruturada.
No presente relatório apresenta-se o trabalho desenvolvido pelo mestrando no âmbito do
estágio realizado na empresa Openlimits S.A. na área de gestão por processos de negócio
que se traduziu na realização de várias atividades, atividades essas associadas a uma ou
mais etapas do ciclo de vida da gestão por processos.
Description
Keywords
Transformação digital Gestão por processos de negócio Modelação de processos Otimização de processos