| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 36.9 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A presente dissertac¸ao prop ˜ oe a aplicac¸ ˜ ao de Realidade Aumentada ( ˜ RA) no combatente apeado,
como uma extensao dos sistemas de Comando e Controlo, habitualmente restritos aos ve ˜ ´ıculos, de
modo a aumentar a situational awareness do militar fora de viatura. Foi aplicado um questionario, a 86 ´
militares do Exercito Portugu ´ es, de modo a adquirir os casos de uso de maior interesse e desenhado ˆ
um sistema de RA, em Unity, aplicado em Hololens 2. Este sistema foi comparado com o atual sistema
do Exercito Portugu ´ es, atrav ˆ es de question ´ arios, entrevistas e m ´ etricas objetivas, por 13 militares com ´
experiencia operacional, do Regimento de Comandos. Num cen ˆ ario de teste onde o militar resgata um ´
refem, o sistema de ´ RA registou usabilidade 25% superior ao sistema atual no System Usability Scale
(SUS). No National Aeronautics and Space Administration - Task Load Index (NASA-TLX), verificou-se
a diminuic¸ao da Exig ˜ encia F ˆ ´ısica auto-reportada em 34%, a Exigencia Temporal auto-reportada em ˆ
21% e o Esforc¸o auto-reportado em 31%, os tres resultados face ao sistema atual. O sistema proposto ˆ
reduziu a exigencia de atenc¸ ˆ ao para manter a ˜ situational awareness, em 21% avaliado atraves do ´
Situation Awareness Rating Technique (SART) e diminuiu o numero de erros do utilizador em 91%.
Description
Keywords
Realidade Aumentada Conhecimento Situacional Comando e Controlo Exercito Português
