dc.contributor.author | Quintas, Patrícia | |
dc.contributor.author | Lemos, Ângela | |
dc.date.accessioned | 2016-02-19T14:53:21Z | |
dc.date.available | 2016-02-19T14:53:21Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A educação de infância sofreu várias alterações ao longo dos últimos 180 anos. De meros cuidados puericultores, passou a ser vista como essencial no processo de desenvolvimento das crianças, acompanhando as alterações políticas e governamentais do nosso país. Com as alterações que a sociedade sofreu ao longo dos tempos, torna-se também necessário considerar a existência de um conceito de famílias em detrimento do conceito de família clássica e onde as crianças começam a ocupar um lugar de destaque. Tal como o conceito de família sofreu alterações, também o modo como a profissão de educadora de infância é encarada pela sociedade se modificou. De cuidadoras e puericultoras, as educadoras de infância passaram a ser vistas como profissionais com diversas competências, para as quais necessitavam de formação adequada. É então compreendida a importância de um bom relacionamento entre as instituições e as famílias, com o intuito de proporcionar um ambiente educativo coerente e seguro às crianças, onde as suas necessidades são respeitadas e onde lhes são proporcionadas oportunidades educativas ricas e diversas. Assim, este artigo irá explicitar a metodologia de investigação utilizada num projeto de investigação desenvolvido pela primeira autora deste texto (Quintas, 2011), que procura compreender quais são, atualmente, as competências essenciais para o desempenho da profissão de educadora de infância no relacionamento com as famílias. | pt_PT |
dc.identifier.citation | QUINTAS, P.; LEMOS, A. – Trabalho com as famílias: qual o papel da educadora de infância no processo de relação com as famílias? In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): [Investigar práticas em contexto]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2015. [Consult. 19 fev. 2016]. p. 233-248. Disponível em http://www.si.ips.pt/ese_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=29926>. ISBN 978-989-99447-0-1. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99447-0-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11415 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-1578426110/3_ebook_versao_final_web.pdf | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Metodologia | pt_PT |
dc.subject | Entrevistas | pt_PT |
dc.subject | Observação participante | pt_PT |
dc.subject | Análise de dados | pt_PT |
dc.title | Trabalho com as famílias | pt_PT |
dc.title.alternative | qual o papel da educadora de infância no processo de relação com as famílias? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 248 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 233 | pt_PT |
oaire.citation.title | Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contexto | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | bookPart | en |