Repository logo
 
Publication

Trabalho com as famílias

dc.contributor.authorQuintas, Patrícia
dc.contributor.authorLemos, Ângela
dc.date.accessioned2016-02-19T14:53:21Z
dc.date.available2016-02-19T14:53:21Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA educação de infância sofreu várias alterações ao longo dos últimos 180 anos. De meros cuidados puericultores, passou a ser vista como essencial no processo de desenvolvimento das crianças, acompanhando as alterações políticas e governamentais do nosso país. Com as alterações que a sociedade sofreu ao longo dos tempos, torna-se também necessário considerar a existência de um conceito de famílias em detrimento do conceito de família clássica e onde as crianças começam a ocupar um lugar de destaque. Tal como o conceito de família sofreu alterações, também o modo como a profissão de educadora de infância é encarada pela sociedade se modificou. De cuidadoras e puericultoras, as educadoras de infância passaram a ser vistas como profissionais com diversas competências, para as quais necessitavam de formação adequada. É então compreendida a importância de um bom relacionamento entre as instituições e as famílias, com o intuito de proporcionar um ambiente educativo coerente e seguro às crianças, onde as suas necessidades são respeitadas e onde lhes são proporcionadas oportunidades educativas ricas e diversas. Assim, este artigo irá explicitar a metodologia de investigação utilizada num projeto de investigação desenvolvido pela primeira autora deste texto (Quintas, 2011), que procura compreender quais são, atualmente, as competências essenciais para o desempenho da profissão de educadora de infância no relacionamento com as famílias.pt_PT
dc.identifier.citationQUINTAS, P.; LEMOS, A. – Trabalho com as famílias: qual o papel da educadora de infância no processo de relação com as famílias? In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): [Investigar práticas em contexto]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2015. [Consult. 19 fev. 2016]. p. 233-248. Disponível em http://www.si.ips.pt/ese_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=29926>. ISBN 978-989-99447-0-1.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99447-0-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11415
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-1578426110/3_ebook_versao_final_web.pdfpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.subjectEntrevistaspt_PT
dc.subjectObservação participantept_PT
dc.subjectAnálise de dadospt_PT
dc.titleTrabalho com as famíliaspt_PT
dc.title.alternativequal o papel da educadora de infância no processo de relação com as famílias?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage248pt_PT
oaire.citation.startPage233pt_PT
oaire.citation.titleEntre a teoria, os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contextopt_PT
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho com as famílias - pp. 233-248.pdf
Size:
189.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: