Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar

dc.contributor.advisorPessoa, Ana Maria
dc.contributor.authorCasimiro, Ana Rita Gonçalves
dc.date.accessioned2015-06-30T09:32:15Z
dc.date.available2015-06-30T09:32:15Z
dc.date.issued2015-06
dc.date.submitted2015-06
dc.description.abstractO presente relatório foi proposto no Mestrado em Educação Pré-Escolar e trata-se de uma investigação realizada nos dois contextos onde realizei os estágios, em creche e em pré-escolar. O estágio em creche foi realizado numa sala com crianças de idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade. Relativamente ao estágio em pré-escolar, este foi desenvolvido numa sala com crianças de idades compreendidas entre os quatro e os seis anos de idade. A metodologia selecionada para a realização desta investigação foi a Investigação-Ação, através da qual foi minha intenção analisar uma situação problema relevante e orientar a minha intervenção no sentido de potencializar, neste caso, as competências de literacia de leitura e de escrita. Ao longo da investigação, a minha intenção foi perceber, de que forma poderiam ser desenvolvidas competências de literacia de leitura e de escrita em contexto de creche e de pré-escolar. A minha intencionalidade fundamental foi a implementação de intervenções, de forma a potencializar as competências de literacia de leitura e de escrita. O presente projeto apresenta todas as etapas da investigação realizada, incluindo as intervenções implementadas por mim de forma a colmatar a situação problema.por
dc.description.abstractThe present report is the final text presented to obtain the master's degree in Preschool Education. The research was performed in two different educational schools where I have been for a period of approximately three months, in daycare context and in preschool work. The internship in daycare was held with children between two and three years old and the one in preschool, was developed in a room with children between four and six years old. The research-action was the methodology for this investigation because I wanted to identify and to study a problem situation. In this study I wanted to analyze the development of literacy skills of reading and writing for these ages. In order to do this investigation I have been studying this subject from two perspectives: the point of view of some national experts and I worked, in both classes, telling stories, having contact with different writing possibilities and writing little texts. The relation between what I studied about this subject and what I did in the classes is the purpose of this paper I present now.por
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid201598566
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9120
dc.language.isoporpor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectDaycareen
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectRelatório de projeto de investigação
dc.subjectRelatório de estágio
dc.titleDesenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório finhal de mestrado- Ana Rita Casimiro.pdf
Size:
2.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: