Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A regulação das emoções no quotidiano dos adolescentes institucionalizados : relação entre estratégias regulatórias e problemas de internalização

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cordes, Raquel de Azevedo Vieira e.pdf8.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os jovens em situação de acolhimento residencial passam por diversas situações negativas e geradoras de stress, como a retirada da família, maus-tratos, abusos físicos e psicológicos, entre outras. A literatura tem apontado que, perante estas situações, os jovens em instituições de acolhimento tendem a recorrer a estratégias de regulação emocional desadaptativas, influenciando assim o surgimento e desenvolvimento de problemas de internalização (e.g., sintomas depressivos e ansiosos). O principal objetivo deste estudo, foi examinar a relação entre a adequação da regulação emocional, as estratégias de regulação emocional utilizadas no dia-a-dia, e os problemas de internalização (e.g., sintomas depressivos e ansiosos), em jovens portugueses institucionalizados. Um total de 18 participantes responderam às escalas E.R.I.C.A, AERSQ-E, e EADS-C, seguindo o Método de Amostragem por Experiência (ESM) ao longo de três momentos de avaliação. Os resultados indicaram que existe correlação negativa entre a adequação da regulação emocional e a expressão criativa (r= -,61; p ≤ ,01), o suporte social (r= -,58; p ≤ ,01), a reação agressiva (r= -,65; p ≤ ,001), os sintomas de ansiedade (r= -,68; p ≤ ,01) e os sintomas de depressão (r= -,72; p ≤ ,001). Os adolescentes institucionalizados utilizaram com maior frequência as estratégias de regulação emocional reorganização positiva (M (T1)= 2,19; M (T2)= 2,18; M (T3)= 2,25), distração (M (T1)= 2,07; M (T2)= 2,20; M (T3)= 2,12) e ruminação/pensamentos negativos (M (T1)= 2,06; M (T2)= 2,09; M (T3)= 2,15). A adequação da regulação emocional e os problemas de internalização não apresentaram variações significativas no decorrer dos três momentos, ao passo que as estratégias de regulação emocional foram alvo de variação, relativamente ao recurso a cada estratégia. Nas comparações entre géneros, os rapazes apresentaram maior utilização das estratégias reorganização positiva em T1 (p= ,04; Posto Médio =13,00) e distração em T3 (p= ,02; Posto Médio = 13,33), enquanto as raparigas apresentaram maior utilização da estratégia suporte social em T2 (p= ,01; Posto Médio = 11,58).
Young people in residential care experience a range of negative and stressful situations, including separation from family, maltreatment, physical and psychological abuse. The literature has shown that when faced with these situations, young people in residential care tend to use maladaptive emotional regulation strategies, thus influencing the emergence and development of internalisation problems (e.g. depressive and anxiety symptoms).The main aim of this study was to examine the relationship between the adequacy of emotion regulation, the emotion regulation strategies used on a daily basis and internalization problems (e.g., depressive and anxious symptoms) in institutionalized Portuguese young people. A total of 18 participants responded to the E.R.I.C.A, AERSQ-E, and EADS-C scales, following the Experience Sampling Method (ESM) over three assessment moments. The results indicate that there is a negative correlation between adequacy of emotional regulation and creative expression (r= -,61; p ≤ ,01), social support (r= -,58; p ≤ ,01), aggressive reaction (r= -,65; p ≤ ,001), anxiety symptoms (r= -,68; p ≤ ,01) and depression symptoms (r= -,72; p ≤ ,001). The institutionalised adolescents used the emotion regulation strategies positive reorganisation (M (T1)= 2.19; M (T2)= 2.18; M (T3)= 2.25), distraction (M (T1)= 2.07; M (T2)= 2.20; M (T3)= 2.12) and rumination/negative thoughts (M (T1)= 2.06; M (T2)= 2.09; M (T3)= 2.15) more often. Emotional regulation adequacy and internalisation problems did not vary significantly across the three time points, while emotional regulation strategies differed in terms of the use of each strategy. The adequacy of emotional regulation and internalisation problems did not vary significantly across the three periods, while the emotional regulation strategies did vary in terms of the use of each strategy. In the gender comparisons, boys made greater use of the strategies positive reorganisation in T1 (p= ,04; Mean Rank =13.00) and distraction in T3 (p= ,02; Mean Rank = 13.33), while girls made greater use of the strategy social support in T2 (p= ,01; Mean Rank = 11.58).

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Adequação da regulação emocional Estratégias de regulação emocional Adolescentes institucionalizados Eventos stressantes Problemas de internalização

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License