Publication
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Chaparro, Bruno Miguel Santana | |
dc.contributor.author | Marques, Hugo Alexandre Vital Costa | |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T10:50:48Z | |
dc.date.available | 2019-06-18T10:50:48Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.description.abstract | O presente relatório apresenta o tipo de manutenção efetuada pela EMEF às automotoras UTE 2240 no Parque Oficinal do Centro situado no Entroncamento bem como melhorias no espaço oficinal e uma abordagem à fiabilidade/disponibilidade destas unidades motoras. A EMEF para garantir a fiabilidade do material circulante que repara, aplica a metodologia do RCM – Manutenção Centrada na Fiabilidade. A metodologia RCM é usada para determinar os requisitos de manutenção de qualquer item físico no seu contexto operacional, aumentando assim a disponibilidade do material circulante. No presente relatório é apresentada uma análise de fiabilidade das 48 automotoras afetas ao POC que estiveram em serviço no período do estudo bem como a gestão da manutenção aplicada às UTE 2240 pertencentes à CP, que por sua vez se encontram à responsabilidade da EMEF no que respeita a operações de manutenção. Através da investigação prática pretende-se avaliar numa primeira fase e em contexto de sistema reparável a tendência das automotoras, de forma individual e global, em termos de fiabilidade, recorrendo-se desse modo a conceitos de processos estocásticos pontuais e à estatística do teste de Laplace. Para tal, analisaram-se registos históricos das avarias de material e manutenção, conducentes a um determinado período de tempo. A identificação dos sistemas mais críticos da frota de automotoras, isto é, aqueles que apresentam um maior risco de falha, são um outro objetivo do estudo de fiabilidade, tendo-se recorrido nesse sentido ao Princípio de Pareto. O Sistema de Produção Lean é um conjunto de atividades que tem como meta o aumento da capacidade de resposta às mudanças e a minimização dos desperdícios na produção. Este sistema tem como princípios: ter (e manter) os itens certos nos lugares certos, no tempo certo e na quantidade correta, trabalhando no sentido de uma Melhoria Contínua procurando a Qualidade Ótima. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202190986 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28902 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | EMEF | pt_PT |
dc.subject | RCM | pt_PT |
dc.subject | Manutenção | pt_PT |
dc.subject | Fiabilidade | pt_PT |
dc.subject | LEAN | pt_PT |
dc.title | Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica | pt_PT |
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