Repository logo
 
Publication

O uso do material manipulável tabuleiro decimal na compreensão dos sentidos da operação aritmética subtração

dc.contributor.authorRodrigues, Rita Neves
dc.contributor.authorCosta, C.
dc.contributor.authorRato, Virgílio
dc.contributor.authorM. L. Martins, Fernando
dc.date.accessioned2023-09-29T13:40:05Z
dc.date.available2023-09-29T13:40:05Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO uso de materiais manipuláveis em sala de aula é apontado por diversos autores como uma solução para promover aprendizagens ativas e significativas junto dos alunos. O recurso a estes materiais permite que os alunos visualizem e manipulem o objeto, promovendo a compreensão dos processos inerentes aos princípios mais abstratos da matemática. Aquando da realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tornaram-se evidentes nos alunos, de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB, dificuldades relacionadas com a resolução de situações problemáticas que envolviam a operação subtração. Assim, desenvolveu-se um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design de investigação-ação, que pretendia responder à questão de investigação: de que modo o uso do Tabuleiro Decimal influencia a compreensão dos alunos sobre os sentidos da operação aritmética subtração e os princípios fundamentais do sistema de numeração decimal? Através dos dados analisados foi possível verificar a evolução da compreensão dos alunos relativamente aos sentidos da operação subtração e aos princípios do sistema de numeração decimal. Conclui-se que a utilização do material manipulável Tabuleiro Decimal potenciou o desenvolvimento da compreensão destes conteúdos por parte dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/id.v13i3.25587pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46887
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectmateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectsentidos da subtraçãopt_PT
dc.titleO uso do material manipulável tabuleiro decimal na compreensão dos sentidos da operação aritmética subtraçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage499pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage473pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameMartins
person.givenNameMaria Cecília
person.givenNameFernando Manuel Lourenço
person.identifier1997933
person.identifier0000000070715256
person.identifier.ciencia-idE116-E756-3152
person.identifier.ciencia-id8512-5BB4-6DFD
person.identifier.orcid0000-0002-9962-562X
person.identifier.orcid0000-0002-1812-2300
person.identifier.ridAAO-9450-2020
person.identifier.ridAAK-6934-2020
person.identifier.scopus-author-id7201473794
person.identifier.scopus-author-id57217191490
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione3d35cbd-4778-4d1f-81f6-e6ee95b05bb6
relation.isAuthorOfPublication805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye3d35cbd-4778-4d1f-81f6-e6ee95b05bb6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
25587-Textos Originais (artigos incluídos na revisão de literatura)-57825-1-10-20210729 (1).pdf
Size:
2.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: