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O uso do material manipulável tabuleiro decimal na compreensão dos sentidos da operação aritmética subtração
dc.contributor.author | Rodrigues, Rita Neves | |
dc.contributor.author | Costa, C. | |
dc.contributor.author | Rato, Virgílio | |
dc.contributor.author | M. L. Martins, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T13:40:05Z | |
dc.date.available | 2023-09-29T13:40:05Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O uso de materiais manipuláveis em sala de aula é apontado por diversos autores como uma solução para promover aprendizagens ativas e significativas junto dos alunos. O recurso a estes materiais permite que os alunos visualizem e manipulem o objeto, promovendo a compreensão dos processos inerentes aos princípios mais abstratos da matemática. Aquando da realização de um estágio no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tornaram-se evidentes nos alunos, de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB, dificuldades relacionadas com a resolução de situações problemáticas que envolviam a operação subtração. Assim, desenvolveu-se um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design de investigação-ação, que pretendia responder à questão de investigação: de que modo o uso do Tabuleiro Decimal influencia a compreensão dos alunos sobre os sentidos da operação aritmética subtração e os princípios fundamentais do sistema de numeração decimal? Através dos dados analisados foi possível verificar a evolução da compreensão dos alunos relativamente aos sentidos da operação subtração e aos princípios do sistema de numeração decimal. Conclui-se que a utilização do material manipulável Tabuleiro Decimal potenciou o desenvolvimento da compreensão destes conteúdos por parte dos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25587 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46887 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | materiais manipuláveis | pt_PT |
dc.subject | sentidos da subtração | pt_PT |
dc.title | O uso do material manipulável tabuleiro decimal na compreensão dos sentidos da operação aritmética subtração | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 499 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 473 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 13 | pt_PT |
person.familyName | Costa | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Maria Cecília | |
person.givenName | Fernando Manuel Lourenço | |
person.identifier | 1997933 | |
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person.identifier.ciencia-id | E116-E756-3152 | |
person.identifier.ciencia-id | 8512-5BB4-6DFD | |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-1812-2300 | |
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