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Abstract(s)
O envelhecimento e o aumento da incidência de doenças crónicas originam um cenário em que as pessoas estão mais expostas a fatores que podem comprometer a sua capacidade para gerir adequadamente o regime medicamentoso, passando a necessitar da ajuda de um cuidador.
O presente estudo insere-se no projeto INTENT-CARE, o qual consiste numa ferramenta tecnológica interativa que permite aos familiares cuidadores de pessoas dependentes decidirem que informações querem conhecer e aprender. A ferramenta conta com alguns temas como transferir, posicionar, dar banho, vestir e despir, dar alimentos através de sonda nasogástrica e alimentar pessoa. Um dos conteúdos considerados relevantes e que ainda não consta na ferramenta prende-se com os cuidados a ter com o regime medicamentoso de uma pessoa dependente. Pretende-se desenvolver e validar conteúdos relativos à gestão do regime medicamentoso, com vista à sua inclusão na referida ferramenta, com a finalidade de contribuir para o empowerment dos familiares cuidadores e consequente melhoria da qualidade dos cuidados em saúde.
O estudo assenta num paradigma de investigação qualitativo com um carácter exploratório.
Para a validação técnica e científica dos conteúdos desenvolvidos relativos à gestão do regime medicamentoso, recorreu-se a um grupo de 7 peritos, utilizando a técnica de focus grupo.
Os conteúdos desenvolvidos referem-se aos parâmetros: introdução ao tema, lista de medicação, recomendações gerais na administração terapêutica, administração oral, administração oftálmica, administração otológica, administração cutânea, administração inalatória, administração rectal e situações especiais.
Os peritos foram unânimes ao considerarem que os conteúdos desenvolvidos são úteis e relevantes para melhorar a tomada de decisão e a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos familiares cuidadores de pessoas dependentes no domínio da gestão do regime medicamentoso.
Esta investigação vem dar um contributo à utilização das tecnologias educacionais como um recurso inovador enquanto estratégia educativa usada pelos enfermeiros com o objetivo de capacitar os familiares cuidadores que cuidam de pessoas dependentes.
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Keywords
Gestão do regime medicamentoso Cuidadores