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Trabalho Hiperbárico o Mergulho comercial o Técnico de Segurnaça VS. O acidente Descompressivo

dc.contributor.advisorGomes Carrana, Pedro
dc.contributor.authorNogueira Gonçalves, João António
dc.date.accessioned2019-04-17T13:53:04Z
dc.date.available2021-04-10T00:30:21Z
dc.date.issued2018-04-10
dc.description.abstractEm 9 de junho de 2000 ocorreu um acidente grave na seção de ligação (emboque), do 61º Troço em túnel. “Baixa Chiado/Poço da Marinha/ Estação do Terreiro do Paço”, do Metropolitano de Lisboa EPE. O acidente teve origem na atividade de tratamento dos solos envolventes à estrutura do túnel já construído. Essa melhoria era realizada com recurso à técnica de JetGrouting, executada a partir do interior do mesmo. A localização da zona em tratamento, implantada em pleno rio Tejo teve como consequência uma rotura hidráulica. A diferença de pressão existente no interior do túnel (1 atm.) e a verificada no exterior (3 atm) tiveram como resultado o alagamento descontrolado do interior do mesmo. O evento obrigou à tomada de medidas de contingência. Destacam-se entre outras:  A evacuação imediata de todos os trabalhadores do interior do túnel (medida de emergência);  O alagamento controlado com recurso a água bombada a partir do rio Tejo, de toda a secção interior da estrutura construída (+/- 900,00 m). Com a medida foi possível equilibrar as pressões internas e externas e diminuir o avanço dos assentamentos diferenciais, que afetavam o equilíbrio estrutural da construção;  A suspensão imediata dos trabalhos para monotorização das avarias, avaliação dos danos e tomada de decisões. A verificação das avarias produzidas pelo acidente só foi possível com o recurso a operações de trabalho subaquático. O contato direto com os trabalhadores (mergulhadores profissionais), a forma de or-ganização das operações, a gestão da segurança, evidenciaram uma realidade, a in-xistência de conhecimentos ligados à gestão da segurança de operações de trabalho subaquático. O presente estudo e a verificação dos seus resultados indicam serem os mesmos bastante deficientes, o que contrasta com o tipo de riscos que a atividade comporta e, com o tipo de responsabilidades que recaem sobre os referidos profissionais.pt_PT
dc.description.abstractOn 9 June 2000 a major accident occurred in the connecting section (tunneling) of the tunnel section "Troço 61º Baixa Chiado/Poço da Marinha à Estação do Terreiro do Paço", of the Metropolitan of Lisbon. The accident originated in the treatment of the geological mass, using the JetGrouting technique, executed from within the tunnel. The hydraulic breakage during the drilling phase of an reinforced concrete. The location of the treatment zone, located in the middle of the Tejo River, had as a consequence a hydraulic break. The difference in pressure inside the tunnel (1atm.) and that of the external tunnel (3atm) resulted in the uncontrolled flooding of the tunnel. The event forced to take contingency measures. These include. Immediate evacuation of all work-ers inside the tunnel (emergency measure); Controlled flooding using water pumped from the Tejo River, from the entire interior section of the built structure (+/- 900.00m). With the measure it was possible to balance the internal and external pressures and to reduce the advance of the differential settlements, that affected the structural balance of the construction; Suspension of work to check for faults, situation assessment and decision making. To verify the severity of the malfunctions it was necessary to resort to underwater work operations, which lasted almost sixty days. The direct contact with these workers (pro-fessional divers), the organization of the operations and the management of the asso-ciated safety, evidenced a reality: The lack of specific knowledge related to the safety management of underwater work operations. The present study and the verification of its results indicate that they are quite deficient, in what contrasts, with the type of risks that the activity entails and with the type of responsibilities that fall on those professionals.pt_PT
dc.identifier.tid202218732pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28274
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSegurança, Técnico de Segurança, Acidente Descompressivo, Informação, Formação, Conhecimentopt_PT
dc.subjectSafety, Safety Technician, Decompression Accident, Information For-mation, Knowledge.pt_PT
dc.titleTrabalho Hiperbárico o Mergulho comercial o Técnico de Segurnaça VS. O acidente Descompressivopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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