Repository logo
 
Publication

A caracterização de contextos como prática de autoformação do investigador :

dc.contributor.authorBarbosa, Luis Marques
dc.contributor.authorLopes, Carla Pereira
dc.contributor.authorSerrano, João Manuel
dc.date.accessioned2018-08-31T09:31:16Z
dc.date.available2018-08-31T09:31:16Z
dc.date.issued2008-12
dc.description.abstractA problemática que se desenvolve neste texto procura responder a duas necessidades. Primeira: alargar o conceito de “Investigação-Acção” para “investigação-Acção/Formação”. Segunda: demonstrar que a extensibilidade anterior pode ser conseguida ao criar-se um regime de complementaridade metodológica entre a Investigação-Acção/Formação e certos procedimentos típicos da Grounded Theory. Porquê porém as preocupações anteriores? Porque o carácter auto-formativo da InvestigaçãoAcção é demasiado interveniente nas decisões de pesquisa, sem que disso muitas vezes se tenha a noção, e porque a subjectividade que os investigadores colam às práticas de inferenciação com que desenvolvem as suas metodologias não garante justas leituras do real. Recorrendo à análise de um processo de investigação em curso procura demonstrar-se: primeiro que efectivamente quem investiga e age impõe, a si e aos actores com quem trabalha, um processo formativo que interfere com a adequada leitura da realidade que se analisa; segundo, que o recurso às técnicas hermenêuticas de analisar os dados seguidas nas metodologias da Grounded Theory aligeiram os processos formativos anteriores e colocam os investigadores mais perto da efectiva realidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPensar Enfermagem, Vol. 12 N.º 2 2º Semestre de 2008pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23994
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUnidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagempt_PT
dc.subjectMetodologias qualitativaspt_PT
dc.subjectAnálise da acção educativapt_PT
dc.subjectGrounded theorypt_PT
dc.subjectInvestigação-acção/formaçãopt_PT
dc.titleA caracterização de contextos como prática de autoformação do investigador :pt_PT
dc.title.alternativeda realidade factual à dimensão teleológica da investigaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2008_12_2_24-34.pdf
Size:
346.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: