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A caracterização de contextos como prática de autoformação do investigador :
dc.contributor.author | Barbosa, Luis Marques | |
dc.contributor.author | Lopes, Carla Pereira | |
dc.contributor.author | Serrano, João Manuel | |
dc.date.accessioned | 2018-08-31T09:31:16Z | |
dc.date.available | 2018-08-31T09:31:16Z | |
dc.date.issued | 2008-12 | |
dc.description.abstract | A problemática que se desenvolve neste texto procura responder a duas necessidades. Primeira: alargar o conceito de “Investigação-Acção” para “investigação-Acção/Formação”. Segunda: demonstrar que a extensibilidade anterior pode ser conseguida ao criar-se um regime de complementaridade metodológica entre a Investigação-Acção/Formação e certos procedimentos típicos da Grounded Theory. Porquê porém as preocupações anteriores? Porque o carácter auto-formativo da InvestigaçãoAcção é demasiado interveniente nas decisões de pesquisa, sem que disso muitas vezes se tenha a noção, e porque a subjectividade que os investigadores colam às práticas de inferenciação com que desenvolvem as suas metodologias não garante justas leituras do real. Recorrendo à análise de um processo de investigação em curso procura demonstrar-se: primeiro que efectivamente quem investiga e age impõe, a si e aos actores com quem trabalha, um processo formativo que interfere com a adequada leitura da realidade que se analisa; segundo, que o recurso às técnicas hermenêuticas de analisar os dados seguidas nas metodologias da Grounded Theory aligeiram os processos formativos anteriores e colocam os investigadores mais perto da efectiva realidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pensar Enfermagem, Vol. 12 N.º 2 2º Semestre de 2008 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23994 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Metodologias qualitativas | pt_PT |
dc.subject | Análise da acção educativa | pt_PT |
dc.subject | Grounded theory | pt_PT |
dc.subject | Investigação-acção/formação | pt_PT |
dc.title | A caracterização de contextos como prática de autoformação do investigador : | pt_PT |
dc.title.alternative | da realidade factual à dimensão teleológica da investigação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 34 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pensar Enfermagem | pt_PT |
oaire.citation.volume | 12 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |