Publication
O status Quo da religião na europa do século XXI
dc.contributor.author | Fontes, Henrique | |
dc.date.accessioned | 2022-04-21T10:32:20Z | |
dc.date.available | 2022-04-21T10:32:20Z | |
dc.date.issued | 2018-05 | |
dc.description | ASPAL/PILAV 138534-J Henrique Fontes. Júri: Presidente: Coronel Joaquim Marques Martins; Orientadora: Professora Doutora Teresa de Almeida e Silva; Coorientador: Tenente-Coronel Luís Manuel Pinto de Almeida Rocha; Vogal: Professora Doutora Andreia Soares e Castro | pt_PT |
dc.description.abstract | Numa Europa cada vez mais assolada pela crise migratória e por atentados terroristas que colocam em perigo a segurança das suas populações, a procura por motivos que justifiquem estes comportamentos aumenta e os olhares voltam-se para o fenómeno religioso e a forma como este é encarado no patrocínio das atividades extremistas. A religião que parecia esquecida e afastada do plano das Relações Internacionais retoma, no século XXI, o seu estatuto enquanto ator preponderante na cena internacional, sendo escutada a sua mensagem por diversos atores estatais e não-estatais, tais como a ONU. O advento da modernidade procurou, por força do avanço científico registado nas últimas décadas, afastar a religião da ordem pública, focalizando-se apenas no tangível e comprovável empiricamente. As sociedades ocidentais passaram a desenvolver-se com base em fatores económicos e a dar mais importância ao nacionalismo e à cidadania como aspetos relevantes e estruturantes na construção de um sentido identitário mais coletivo e diversificado. Porém, do outro lado do Mediterrâneo o avanço não ocorreu da mesma maneira e, as intervenções ocidentais em países da região do Maghreb forçaram milhares de pessoas a procurar melhores condições. A Europa integrista e inclusiva abriu os braços, mas vê-se, atualmente, mergulhada numa crise migratória para a qual não tem resposta. O Islão, descontente com os valores secularistas ocidentais, busca demonstrar o seu desagrado e rejeição dos mesmos através da execução de ataques geograficamente dispersos, levados a cabo por lobos solitários. A ascensão de movimentos de extrema-direita cria alarmismo no seio das comunidades europeias, pois fomenta a xenofobia e a intolerância religiosa. A religião possui um poder dicotómico capaz de promover quer a paz, quer os conflitos, apenas dependendo da interpretação que é feita da mensagem sagrada. | pt_PT |
dc.description.abstract | In a Europe increasingly desolated by migrant crisis and terrorist attacks which endanger the safety of its population, the search for motives that justify these behaviours increases and the focus turns to the religious phenomenon and the way it is used in order to support extremist activities. The religion that seemed to be forgotten and casted aside from the International Relations resumes, in the 21th century, its status as a ruling actor in the international spectre, with its message being listened by various state and non-state actors, such as the United Nations. The coming of Modernity looked, through the scientific advance registered in the last decades, to push religion away from the public sphere, focusing only on the tangible and empirically verifiable. Western societies developed themselves based on economic factors and gave bigger importance to nationalism and citizenship as structuring and relevant aspects in the framing of a more collective and diversified identity sense. However, across the Mediterranean the progress did not occur the same way and, the western interventions in countries within the Maghreb region forced thousands of people to pursue better conditions. The inclusive Europe opened its arms, but nowadays, it is immersed in a migratory crisis for which has no response. Islam, unhappy with western secularist values, seeks to demonstrate its displeasure and rejection of such values throughout the execution of geographically dispersed attacks, conducted by lonely wolfs. The rise of right-wing extremist movements creates alarmism inside the European communities, because it encourages xenophobia and religious intolerance. Religion possesses a dichotomous power capable of either promoting peace or conflict, only dependant upon the interpretation made of the holy message. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40258 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Academia da Força Aérea | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Religião | pt_PT |
dc.subject | Fundamentalismo | pt_PT |
dc.subject | Secularização | pt_PT |
dc.subject | Relações Internacionais | pt_PT |
dc.subject | Fé | pt_PT |
dc.subject | Globalização | pt_PT |
dc.subject | Religion | pt_PT |
dc.subject | Fundamentalism | pt_PT |
dc.subject | Secularization | pt_PT |
dc.subject | International Relations | pt_PT |
dc.subject | Faith | pt_PT |
dc.subject | Globalization | pt_PT |
dc.title | O status Quo da religião na europa do século XXI | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Sintra | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DissertaçãoMestrado_ASPAL_PILAV_138534-J_Fontes.pdf
- Size:
- 5.55 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format