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Authors
Abstract(s)
Acquiring or designing and creating new freight wagons for transporting specific goods
implies high investments that do not always justify the expected traffic. The trend is to
improve and update the existing rolling stock to meet the verified needs as efficiently
as possible.
This thesis presents the work developed within the scope of a project initiated by
Medway Maintenance & Repair, which intends to convert a fleet of universal flat
wagons to transport wooden logs. It describes the structural analysis carried out on the
wagon's underframe to assess the feasibility of implementing a stanchion system for
transporting wooden logs following the standards and guidelines applicable to this type
of modification.
It entailed a reverse engineering process for obtaining the wagon's underframe
geometry and characterizing the base material's mechanical properties. It also
demonstrates the development of the Finite Element Models (FEM) used to assess the
structural integrity of the wagon before and after modification. Finally, strategic
structural reinforcements are proposed for the case in study based on the results
obtained.
Adquirir ou desenhar e criar novos vagões ferroviários para transportes de bens específicos implica investimentos elevados que nem sempre justificam o tráfego esperado. A tendência é melhorar e atualizar o material rolante existente para colmatar da forma mais eficiente as necessidades verificadas. Nesta tese é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto iniciado pela Medway Maintenance & Repair, onde se pretende converter uma frota de vagões plataforma universais para o transporte de madeira em rolaria. Descreve a análise estrutural realizada ao chassis do vagão plataforma para avaliar a viabilidade de implementação de um sistema de fueiros para transporte de madeira em rolaria, tendo por base as normas e diretrizes aplicáveis a este tipo de modificação. Envolve um processo de engenharia inversa para obtenção da geometria do chassis e para a caracterização das propriedades mecânicas do material de base. É demonstrada a obtenção dos Modelos de Elementos Finitos utilizados para avaliação da integridade estrutural do vagão, pré e pós modificação, e são propostos reforços estruturais estratégicos para o caso em estudo com base nos resultados obtidos.
Adquirir ou desenhar e criar novos vagões ferroviários para transportes de bens específicos implica investimentos elevados que nem sempre justificam o tráfego esperado. A tendência é melhorar e atualizar o material rolante existente para colmatar da forma mais eficiente as necessidades verificadas. Nesta tese é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto iniciado pela Medway Maintenance & Repair, onde se pretende converter uma frota de vagões plataforma universais para o transporte de madeira em rolaria. Descreve a análise estrutural realizada ao chassis do vagão plataforma para avaliar a viabilidade de implementação de um sistema de fueiros para transporte de madeira em rolaria, tendo por base as normas e diretrizes aplicáveis a este tipo de modificação. Envolve um processo de engenharia inversa para obtenção da geometria do chassis e para a caracterização das propriedades mecânicas do material de base. É demonstrada a obtenção dos Modelos de Elementos Finitos utilizados para avaliação da integridade estrutural do vagão, pré e pós modificação, e são propostos reforços estruturais estratégicos para o caso em estudo com base nos resultados obtidos.
Description
Keywords
Railways Flat wagon Structural analysis FEM