Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.12 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Companies and organizations are in constant evolution and
adaptation in order to maintain their competitivity. This happens
while younger generations enter the labor market. Few
researchers conducted studies among managers and recruiters,
and the lack of soft skills in young people has gained special
attention once it plays a crucial role in the personal and
professional development of an individual.
By using qualitative ā direct observation during the intervention
ā and quantitative ā surveys applied before and after the process
ā methods, this investigation aims to provide evidence of the
effectiveness of a design thinking intervention, in school context,
as a promoter of soft skills in children. The participants were in
the 5th grade, aged between nine and eleven years old. The present
investigation evaluates how teamwork, empathy,
communication, systemic thinking, creativity, and problem
solving, leadership and critical thinking evolved.
The results confirm design thinking intervention as a soft skill
promoter in children, contributing to the area of education and
development.
This suggests that through the integration of design thinking in
basic schoolās curriculum, the soft skills required for personal
and professional lives are developed and may contribute to
youngstersā future achievements.
As empresas e organizaƧƵes estĆ£o em constante mudanƧa e adaptação de forma a manter a sua competitividade. Isto acontece enquanto novas geraƧƵes entram no mercado de trabalho. Investigadores realizaram estudos com gerentes e recrutadores de vĆ”rias empresas que apontam para a falta de soft skill em geraƧƵes mais jovens. Este tópico tem ganho relevĆ¢ncia dado que as soft skills sĆ£o essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivĆduo. Esta investigação tem como objetivo evidenciar a eficĆ”cia de uma intervenção de design thinking em contexto escolar, no desenvolvimento de soft skills em crianƧas. Utilizar-se Ć£o mĆ©todos qualitativos ā observaƧƵes diretas durante a intervenção ā e quantitativos ā atravĆ©s do preenchimento de um questionĆ”rio antes e depois da intervenção. Os participantes estĆ£o no 5Āŗ ano, e tĆŖm idades entre os nove e os onze anos. As soft skills avaliadas sĆ£o: trabalho de equipa, empatia, comunicação, pensamento sistĆ©mico, criatividade e resolução de problemas, lideranƧa e pensamento crĆtico. Este estudo confirma a possibilidade do design thinking funcionar como promotor do desenvolvimento de soft skills em crianƧas, contribuindo assim para as Ć”reas da educação e desenvolvimento. Posto isto, a integração do design thinking no programa escolar bĆ”sico, as soft skills necessĆ”rias para o desenvolvimento pessoal e profissional seriam desenvolvidas.
As empresas e organizaƧƵes estĆ£o em constante mudanƧa e adaptação de forma a manter a sua competitividade. Isto acontece enquanto novas geraƧƵes entram no mercado de trabalho. Investigadores realizaram estudos com gerentes e recrutadores de vĆ”rias empresas que apontam para a falta de soft skill em geraƧƵes mais jovens. Este tópico tem ganho relevĆ¢ncia dado que as soft skills sĆ£o essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivĆduo. Esta investigação tem como objetivo evidenciar a eficĆ”cia de uma intervenção de design thinking em contexto escolar, no desenvolvimento de soft skills em crianƧas. Utilizar-se Ć£o mĆ©todos qualitativos ā observaƧƵes diretas durante a intervenção ā e quantitativos ā atravĆ©s do preenchimento de um questionĆ”rio antes e depois da intervenção. Os participantes estĆ£o no 5Āŗ ano, e tĆŖm idades entre os nove e os onze anos. As soft skills avaliadas sĆ£o: trabalho de equipa, empatia, comunicação, pensamento sistĆ©mico, criatividade e resolução de problemas, lideranƧa e pensamento crĆtico. Este estudo confirma a possibilidade do design thinking funcionar como promotor do desenvolvimento de soft skills em crianƧas, contribuindo assim para as Ć”reas da educação e desenvolvimento. Posto isto, a integração do design thinking no programa escolar bĆ”sico, as soft skills necessĆ”rias para o desenvolvimento pessoal e profissional seriam desenvolvidas.
Description
Keywords
Soft skills Children Development Labor market Schools Teacher Education