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Promover o sono e a saúde mental – Repara & Protege: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na Área de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

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Abstract(s)

A redação deste relatório teve como principal objetivo demonstrar o percurso de aprendizagem e de desenvolvimento de competências durante o Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Deste percurso, salienta-se a demonstração do desenvolvimento de competências comuns de Enfermeiro Especialista e competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Igualmente foi integrado neste relatório a Teoria das Relações Interpessoais de Peplau (1991), a Teoria centrada na Pessoa (Rogers, 1961) e a Teoria das Transições (Meleis, 2000; 2010) que contribuíram para a fundamentação da prática clínica de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP). Por outro lado, este relatório foca-se num domínio da enfermagem do “Sono”, sobre o qual é demonstrado a sua relevância em ESMP, nomeadamente na promoção de Saúde Mental e na prevenção da doença. Este processo de aprendizagem fortaleceu-se ao longo dos contextos clínicos, particularmente no internamento de pessoas em fase de descompensação aguda da doença, no contexto comunitário e no contexto de respostas diferenciadas. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa e breve revisão da literatura mais relevante às necessidades em Saúde Mental, que demonstrou a existência de uma relação significativa entre a Saúde Mental e o Sono das pessoas. Ao longo dos contextos clínicos, o processo de Tomada de Decisão em Enfermagem permitiu a organização, documentação e análise. E as Taxonomias e a Ontologia da Enfermagem permitiram descrever os cuidados através da linguagem comum entre os enfermeiros. Este processo iniciou-se pela avaliação do contexto, seguindo-se uma análise das necessidades em Saúde Mental. Prontamente, identificaram-se os diagnósticos de enfermagem, que encontraram possibilidade de melhoria ou de resolução, com recurso ao planeamento das intervenções e atividades de enfermagem especializadas, adequadas à pessoa e ao contexto em que se insere. A avaliação dos resultados obtidos, permitiu avaliar a prática desenvolvida e examinar com crítica e ponderação a aprendizagem alcançada. Nos contextos clínicos de Saúde Mental, intervir na promoção do sono, potencia a sua reparação e prevenção de complicações, contribuindo positivamente para o estado de Saúde Mental da pessoa. Pode-se concluir que este percurso permitiu a aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e coadjuvou no autoconhecimento desta autora, tanto como pessoa, bem como profissional de saúde, que possibilitará igualmente futuros contributos para a Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
The purpose of this report was to demonstrate the learning journey and development of skills in the Master's Degree Program in Mental Health and Psychiatric Nursing. This journey highlights the development of both common nursing specialist skills and specific skills in Mental Health and Psychiatric Nursing. The report also integrates Peplau's Theory of Interpersonal Relations (1991), Rogers' Person-Centered Theory (1951), and Meleis' Transitions Theory (2000; 2010), which contribute to the clinical practice foundation of Mental Health and Psychiatric Nursing (MHPN). Furthermore, this report focuses on a nursing domain of “Sleep”, showcasing its relevance in Mental Health and Psychiatric Nursing, particularly in promoting mental health and preventing illness. This learning process was strengthened throughout various clinical contexts, particularly in the care of individuals experiencing acute illness decompensation, in community settings, and in specialized care contexts. A brief literature review was conducted, contributing essential scientific evidence regarding mental health needs and their relationship with sleep. Across clinical contexts, the Nursing Decision-Making process facilitated organization, documentation, and analysis. Nursing Taxonomies and Ontology allowed for describing care through a common language among nurses. This process began with context assessment, followed by an analysis of mental health needs. Nursing diagnoses were promptly identified, offering opportunities for improvement or resolution through specialized nursing interventions and activities tailored to the individual and their context. Evaluating outcomes allowed for critical examination of the practice and learning achieved. Intervening in sleep promotion across different mental health clinical contexts enhances sleep repair and positively contributes to the individual's mental health. In conclusion, this journey facilitated the acquisition of both common and specific skills of the Mental Health and Psychiatric Nurse Specialist, fostering self-awareness both personally and professionally. It will also contribute to future advancements in Mental Health and Psychiatric Nursing.

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Enfermagem Psiquiátrica Enfermeiro Especialista Saúde Mental Promoção da Saúde Qualidade do Sono Relatório de estágio

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