Repository logo
 
Publication

Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorPinto, Mariana
dc.contributor.authorAlonso, Bárbara Alice Coelho
dc.date.accessioned2018-12-04T13:23:32Z
dc.date.available2018-12-04T13:23:32Z
dc.date.issued2018-11
dc.date.submitted2018-12
dc.description.abstractO presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos). Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno.pt_PT
dc.description.abstractThis Research Report, carried out as part of the Master's Degree in Early Childhood Education and Primary Education, focuses on the description and results analysis of a study that I carried out during my internship in a Third Grade classroom at an elementary school, between march and may of 2018. The study had as its starting question realize how an implementation of a didactic sequence, developed at starting point with the use of literacy work for childhood, can contribute to improve the student’s reading comprehension, in concrete, the comprehension of the textual genre news. The methodology that I’ve used for this study was Research-Action, and as methods of data collection and processing tools, I proceeded to use Participant Observation (audiovisual and photographic records, voice recordings and field notes) and to use the Inquiry (questionnaire to the students). With the realization of this report, it is possible to conclude that the didactic sequence can be assumed as a relevant tool in the development of the reading comprehension, more specifically, the understanding of the textual genre news. It is also important to mention that the use of literary texts as a starting point for this teaching can be a very significant strategy since it is a motivating and stimulating factor for the students.en
dc.identifier.tid202155781
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25183
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompreensão da leiturapt_PT
dc.subjectEstrutura do textopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectNotíciapt_PT
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectTexts structureen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectNewsen
dc.titleDas histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Das histórias à notícia - uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade.pdf
Size:
2.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: