Repository logo
 
Publication

Validação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-Delphi

dc.contributor.authorPeixoto, Nuno
dc.contributor.authorPeixoto, Tiago
dc.contributor.authorPinto, Cândida
dc.contributor.authorSantos, Célia
dc.date.accessioned2023-02-22T11:36:25Z
dc.date.available2023-02-22T11:36:25Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEnquadramento: Embora as evidências internacionais demonstrem que a promoção da saúde melhora a qualidade de vida e otimiza vários comportamentos de saúde dos sobreviventes de cancro, os programas educacionais dirigidos aos sobreviventes de cancro em Portugal são escassos. Objetivos: Validar o conteúdo e a estrutura de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro. Metodologia: Conduziu-se um e-Delphi modificado, com três rondas de questionários online. Parti-ciparam 26 dos 30 enfermeiros peritos convidados. Resultados: Os peritos chegaram a consenso para inclusão de 25 itens relacionados com a estrutura e 110 relacionados com o conteúdo. Os peritos admitiram uma intervenção de quatro a oito sessões presenciais, com possível inclusão de um familiar ou em grupo, reforçaram a ideia de preparação ini-cial dos enfermeiros, pronunciaram-se sobre os critérios de inclusão dos participantes e cimentaram a utilização da linguagem classificada para suportar o conteúdo. Conclusão: O consenso obtido entre os peritos produz robustez e consistência à intervenção educacional em desenvolvimento e promoverá a saúde dos sobreviventes de cancro.pt_PT
dc.description.abstractBackground: Although international evidence demonstrates that health promotion improves the quality of life and optimizes several health behaviors of cancer survivors, educational programs for cancer survivors are scarce in Portugal. Objectives: To validate the content and structure of an educational nursing intervention to promote health behaviors in cancer survivors. Methodology: A modified e-Delphi study was conducted with three rounds of online questionnaires. Twenty-six of the 30 invited expert nurses participated in the study. Results: The experts reached a consensus to include 25 structure-related items and 110 content-related items. The experts considered that the intervention should include four to eight presential sessions, with the possible inclusion of a family member, or in a group, reinforced the idea of nurses’ initial preparation, discussed participant inclusion criteria, and strengthened the use of standardized language to support the contents. Conclusion: The expert consensus adds robustness and consistency to this educational intervention and will promote the health of cancer survivorspt_PT
dc.description.abstractMarco contextual: Aunque las pruebas internacionales demuestren que la promoción de la salud mejora la calidad de vida y optimiza varios comportamientos de salud de los supervivientes de cáncer, los programas educativos dirigidos a los supervivientes de cáncer en Portugal son escasos. Objetivos: Validar el contenido y la estructura de una intervención educativa de enfermería para promover conductas de salud en los supervivientes de cáncer. Metodología: Se realizó un e-Delphi modificado, con tres rondas de cuestionarios en línea. Participaron 26 de los 30 enfermeros expertos invitados. Resultados: Los expertos llegaron a un consenso para incluir 25 elementos relacionados con la estructura y 110 con el contenido. Los expertos aceptaron una intervención de cuatro a ocho sesiones presenciales, con la posibilidad de incluir a un familiar o un grupo, reforzaron la idea de la preparación inicial de los enfermeros, opinaron sobre los criterios de inclusión de los participantes y cimentaron el uso de un lenguaje clasificado para apoyar el contenido. Conclusión: El consenso alcanzado entre los expertos proporciona solidez y coherencia a la intervención educativa que se está desarrollando y promoverá la salud de los supervivientes de cáncer.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista de Enfermagem Referência 2022, Série VI, nº1, Supl.: e21051pt_PT
dc.identifier.doi10.12707/RV21051pt_PT
dc.identifier.eissn2182.2883
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43919
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://scielo.pt/pdf/ref/vserVIn1/2182-2883-ref-serVI-01-e21052.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica delfospt_PT
dc.subjectEnfermagem práticapt_PT
dc.subjectEnfermagem oncológicapt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.titleValidação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-Delphipt_PT
dc.title.alternativeValidation of an educational intervention to promote health behaviors in cancer survivors: e-Delphi techniquept_PT
dc.title.alternativeValidación de una intervención educativa para promover comportamientos saludables en los supervivientes de cáncer: técnica e-Delphipt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.issueSuplemento ao Nº1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Enfermagem Referênciapt_PT
oaire.citation.volumeVI Sériept_PT
person.familyNamePinto
person.familyNamede Brito Santos
person.givenNameCândida
person.givenNameCélia Samarina Vilaça
person.identifier.ciencia-idC217-244B-A5C2
person.identifier.ciencia-id1614-EEF7-E4FF
person.identifier.orcid0000-0003-4874-6728
person.identifier.orcid0000-0001-9198-2668
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationef5acd0f-aeb2-48d4-83a9-93930a7dcddd
relation.isAuthorOfPublication25ef6764-cdab-4ace-bd8d-a2ef569c5444
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryef5acd0f-aeb2-48d4-83a9-93930a7dcddd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2182-2883-ref-serVI-01-e21052.pdf
Size:
424.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: