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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The visual memory of the war in Colombia is facing
numerous challenges in the current times. The excessive
number of images and "normalisation" of war and suffering
in the country has resulted in a threat to memory.
Additionally, censorship of cases against humanity
committed by illegal armed groups associated with
high-profile commanders has further weakened the
memory. In big cities, people are "insensitive" to the
suffering of those in remote areas affected by war. This is
because official media, which is often allied with those in
power, tends to "sanitise" images and news to prevent the
public eye from knowing the truth and judging them, as
happened in the massacre of the village of El Salado in
2000. In this context, it is essential to create new tools that
allow "citizens" to understand, empathise with, and activate
in the victim's favour, "the non-citizens," so war cases
would not be repeated.
The motivation for the development of this project arises
from an "emergency claim" taken from a news item in
official Colombian media to work on new ways of reviving
memory focused on the case of the El Salado massacre
perpetrated in 2000.
Based on a war case and the importance of images for the
construction of memory and mobilisation, the
Reconstruirnos project creates three tools based on visual
culture and design to revive memory, pay tribute to the victims, narrate the story and involve the "citizens" so that they become "activated" towards the construction of peace
and non-repetition.
A memória visual da guerra na Colômbia enfrenta inúmeros desafios na atualidade. O número excessivo de imagens e a "normalização" da guerra e do sofrimento no país resultaram numa ameaça à memória. Além disso, a censura de casos contra a humanidade cometidos por grupos armados ilegais associados a comandantes de alto nível enfraqueceu ainda mais a memória. Nas grandes cidades, as pessoas são "insensíveis" ao sofrimento dos que vivem em zonas remotas afetadas pela guerra. Isto deve-se ao facto de os meios de comunicação social oficiais, muitas vezes aliados aos detentores do poder, tenderem a "higienizar" as imagens e as notícias para evitar que o público conheça a verdade e as julgue, como aconteceu no massacre da aldeia de El Salado em 2000. Neste contexto, é essencial criar novas ferramentas que permitam aos "cidadãos" compreender, empatizar e ativar a favor da vítima, "os não-cidadãos", para que os casos de guerra não se repitam. A motivação para o desenvolvimento deste projeto surge de uma "reivindicação de emergência" retirada de uma notícia nos meios de comunicação oficiais colombianos para trabalhar em novas formas de reavivar a memória centrada no caso do massacre de El Salado perpetrado em 2000. Partindo de um caso de guerra e da importância das imagens para a construção da memória e da mobilização, o projeto Recosntruirnos cria três ferramentas baseadas na cultura visual e no design para reavivar a memória, prestar homenagem às vítimas, narrar a história e envolver os "cidadãos" para que sejam "activados" para a construção da paz e da não repetição.
A memória visual da guerra na Colômbia enfrenta inúmeros desafios na atualidade. O número excessivo de imagens e a "normalização" da guerra e do sofrimento no país resultaram numa ameaça à memória. Além disso, a censura de casos contra a humanidade cometidos por grupos armados ilegais associados a comandantes de alto nível enfraqueceu ainda mais a memória. Nas grandes cidades, as pessoas são "insensíveis" ao sofrimento dos que vivem em zonas remotas afetadas pela guerra. Isto deve-se ao facto de os meios de comunicação social oficiais, muitas vezes aliados aos detentores do poder, tenderem a "higienizar" as imagens e as notícias para evitar que o público conheça a verdade e as julgue, como aconteceu no massacre da aldeia de El Salado em 2000. Neste contexto, é essencial criar novas ferramentas que permitam aos "cidadãos" compreender, empatizar e ativar a favor da vítima, "os não-cidadãos", para que os casos de guerra não se repitam. A motivação para o desenvolvimento deste projeto surge de uma "reivindicação de emergência" retirada de uma notícia nos meios de comunicação oficiais colombianos para trabalhar em novas formas de reavivar a memória centrada no caso do massacre de El Salado perpetrado em 2000. Partindo de um caso de guerra e da importância das imagens para a construção da memória e da mobilização, o projeto Recosntruirnos cria três ferramentas baseadas na cultura visual e no design para reavivar a memória, prestar homenagem às vítimas, narrar a história e envolver os "cidadãos" para que sejam "activados" para a construção da paz e da não repetição.
Description
Keywords
Visual culture Memory War Activism Colombia
