Publication
Associação entre os níveis de atividade física, competência motora e imagem corporal de rapazes e raparigas do ensino secundário
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Flôres, Fábio | |
dc.contributor.author | Silva, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T17:55:34Z | |
dc.date.available | 2025-02-05T17:55:34Z | |
dc.date.issued | 2025-01-23 | |
dc.description.abstract | O presente relatório documenta a experiência prática adquirida no ensino da Educação Física junto de alunos do ensino básico e secundário do Colégio Campo de Flores. Durante o estágio, o principal foco centrou-se no aperfeiçoamento das competências pedagógicas necessárias para estimular a prática de atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis entre os alunos. No decurso do estágio, acompanhei turmas de diferentes ciclos de ensino, elaborando planos de aula adaptados com o objetivo de promover o desenvolvimento motor dos estudantes. O processo de ensino-aprendizagem foi enriquecido através da aplicação de avaliações diagnósticas, formativas e sumativas, conduzidas maioritariamente pelos professores titulares, permitindo, assim, monitorizar o progresso individual dos alunos e ajustar as estratégias pedagógicas de acordo com as suas necessidades específicas. Para além da prática pedagógica, foi realizado um estudo envolvendo 88 alunos, com o intuito de analisar a relação entre a prática de atividade física, a competência motora e a perceção da imagem corporal. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos que praticavam desporto apresentaram um melhor desempenho em atividades de intensidade vigorosa e moderada, destacando-se, em particular, no desenvolvimento de habilidades de manipulação. Esta experiência permitiu aprofundar a compreensão do papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos, consolidando as competências pedagógicas adquiridas e reforçando a importância de uma prática educativa inclusiva e orientada para o bem-estar dos estudantes. Adicionalmente, o estágio consolidou o compromisso com a promoção de um ambiente escolar que valorize não apenas o desenvolvimento motor, mas também o bem-estar físico e psicológico dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203876954 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54220 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.title | Associação entre os níveis de atividade física, competência motora e imagem corporal de rapazes e raparigas do ensino secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |