Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Metodologias de ensino aprendizagem: Uma Abordagem sob a Percepção do Estudo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental do Município de Oriximiná - Pará - Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO_Jacineide Vinente.pdf780.72 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O novo paradigma da educação sugere que o educador deste século desenvolva habilidades que sejam capazes de lidar com a complexidade de sala de sala de aula, tendo como luz as teorias defendidas por Henri Wallon,; os incentivos das Organizações das Nações Unidas; e acima de tudo priorizar uma educação voltada para a cognição e funcional, voltada para as questões de ordem social, e que ajudem o progresso de cada ser humano. Além de reforçar o processo de escrituração e suas etapas de produção ressalvar as preparações que seguem uma escritura: a leitura e a oralidade, o contexto e fatores linguísticos; e o trabalho centrado no professor- o macroprocesso, e o trabalho centrado no aluno – o Microprocesso. Para isso, a presente dissertação de mestrado pôs em evidência à produção de textos nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Oriximiná, Estado do Pará, na região norte do Brasil. Nosso principal objetivo em verificar os meios como se propõem e se planejam a produção de escrituração que tem importância no desenvolvimento dos alunos; verificar os procedimentos adotados por professores e suas propostas metodológicas, buscando exemplificar problematizações das escritas dos nossos alunos. Tudo isso fundamentado em vários teóricos, no qual será demonstrado por um estudo empírico e investigação qualitativa, com base em métodos de inquérito por questionários com questões fechadas e aplicadas em quatro escolas públicas. Para não envolver nomes reais, identificamos os nomes das escolas e profissionais da educação com heterônimos. Todo o resultado demonstrado aqui ressalta a concretização do esforço de toda a comunidade escolar em procura melhorar a qualidade do ensino. Contudo, todo esforço ainda se reflete em questões de investimentos, as salas de aulas precisam ser melhoradas afim de proporcionar melhor aprendizagem; assim como seus acervos precisam ser renovados; e bibliotecas com pessoal qualificado para orientar todos aqueles que procuram.

Description

Keywords

professores ensino da leitura e escrita língua portuguesa

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License