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Identificação de parâmetros de manobrabilidade de um navio

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Abstract(s)

A presente investigação, após uma pequena resenha histórica sobre a evolução naval e respetivo desempenho das plataformas navais, apresenta um trabalho de estudo de critérios internacionais definidos nos normativos de provas de manobrabilidade. Posteriormente apresenta o estudo, verificação e aquisição de dados re-ais de provas de manobrabilidade, demonstrando a possibilidade da criação de um sistema automático de aquisição de dados. Este, apresenta-se com custo reduzido e de fácil utilização pela própria guarnição de um navio, que assim, poderá efetuar provas de manobrabilidade com pouco impacto tanto em encar-gos financeiros, como na disponibilidade operacional do navio. Pode ser utilizado em navegação corrida, para obter e atualizar regularmente as suas características de manobrabilidade. Verifica-se também a aplicação de um modelo matemático, para simula-ção de provas de manobrabilidade em duas dimensões, na mesma classe de na-vios da Marinha Portuguesa de onde foram recolhidos os dados reais. Desta feita, em ambiente simulado não afetado por vento e ondulação. É efetuada a comparação das provas reais realizadas e as da utilização do algoritmo desenvolvido no trabalho para as provas simuladas. Conclui-se que o simulador criado se revelou viável para este tipo de testes. Apresentou um bom comportamento na simulação de curvas de giração, apesar de nas provas de ZigZag ou espiral ter apresentado margem de erro. Em todo o caso, não o inviabiliza, apesar de exigir alguma correção. Também, o sistema expedito de recolha de dados automático, ainda que com erros associados, revelou poder vir a ser uma opção de aplicação prática nos navios, para captura de características de manobrabilidade e atualização de parâmetros da manobra.
This Research, after a brief historic review about naval evolution and respective naval platforms performance, presents a work based in studies about international criteria defined by normative of manoeuvring trials. In addition shows a study, real data verification and acquisition for manoeuvring trials, showing the possibility of creating an automatic system for data acquisition. This system also reveals itself as low cost and easy to be used by a ship crew, in order to easily perform manoeuvring trials, with small impact both in financial weight and in operational availability. It can be used on normal navigation, aiming to regularly acquire and update the manoeuvring features of a ship. By other hand, it studies the appliance of a two dimensions mathematical model for manoeuvring trials simulation in the same class of Portuguese navy ship, source of the real data, for a simulated environment without wind and waves. It compares the real trials to the simulating ones resulted from the algo-rithm developed in the research. In conclusion, the created simulator revealed to be practicable for this kind of trials, proving good results when simulating turning circles. Even though in the ZigZag and spiral manoeuvre showed some error, it does not depreciate the developed algorithm at all, just requires some adjustments. Also significant, is the automatic data acquisition system, with some in-corporated errors, revealed that can be an option to be implement in ships to obtain manoeuvring characteristics with a view to update the manoeuvre parameters.

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provas de manobrabilidade normas identificação de parâmetros simulação de manobrabilidade

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