Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Aveleda em 1758: memória paroquial, toponímia e património (conclusão)

Utilize este identificador para referenciar este registo.

Orientador(es)

Resumo(s)

Nesta última parte completamos o elenco de elementos patrimoniais religiosos citados pela Memória Paroquial de 1758, com a análise da capela de Nossa Senhora da Oliveira, pertencente à Casa Grande de Vilela, e da desaparecida capela de Santo Ovídio, que se situava nas proximidades da Casa de Santo Ovídio (antes conhecida por Casa de Barrimau). Introduzimos, igualmente, uma rápida apreciação às duas pontes sobre o rio Sousa que o pároco então mencionou – a ponte de Vilela e a ponte de Barrimau –, esta, porventura, a única sobrevivência pontística de fundação romana (no passado, alvo de intervenção negligente), e aquela, obra imponente, presumivelmente, de patrocínio régio. Por fim, dedicamos alguma atenção às personalidades notáveis da freguesia, seguindo o que ficou registado pelo cálamo do padre memorialista.

Descrição

Palavras-chave

Memórias Paroquiais (1758) Freguesia de Aveleda (Lousada) Ponte de Vilela (Aveleda, Lousada) Capela de Nossa Senhora da Oliveira (Aveleda, Lousada) Capela de Santo Ovídio (Aveleda, Lousada) Ponte de Barrimau (Aveleda, Lousada)

Contexto Educativo

Citação

CARDOSO, Cristiano, SOUSA, Luís – Aveleda em 1758: memória paroquial, toponímia e património (conclusão). Ano 15, 3.ª Série, n.º125 (out. 2014).Suplemento de Património.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Câmara Municipal de Lousada

Licença CC