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Abstract(s)
O anel de pistão é um segmento circular elástico com elevada força de expansão, cuja aplicação é feita em canaletas existentes no pistão, isto é, as ranhuras do pistão.
A principal função deste anel é a vedação entre a câmara de combustão e o cárter. Desta forma, impede a passagem de gases de combustão promovendo a transferência do calor absorvido pela cabeça do pistão para as paredes do cilindro. Por outro lado, faz, também, o controlo do filme de óleo dos cilindros.
A face de trabalho do anel em questão tem uma configuração abaulada, isto é, o seu centro é desviado da secção transversal para promover um maior poder raspador. Esta configuração auxilia o anel para que no seu movimento ascendente possa deslizar sobre a película de óleo, tendo uma boa capacidade raspadora no movimento descendente.
Tendo em conta o lançamento de um novo motor do grupo PSA e que a MAHLE – Componentes de Motores S.A. foi seleccionada para a sua execução, esta sentiu necessidade de optimizar o processo de produção de uma das famílias de segmentos por si produzidas e constitutivos de tal motor. Neste sentido, propôs-se a elaboração do presente estudo, tendo como principais objectivos a automatização da operação de lapidação do anel pistão e consequente implementação, que terá de passar pela optimização e estabilização do perfil da face de contacto, tentando identificar os melhores parâmetros de produção através dos melhores índices de capacidade.
Description
Keywords
Anel de pistão Segmento Perfil da face de contacto Índice de capacidade