Repository logo
 
Publication

Documentar e divulgar os saberes construídos no jardim-de-infância

dc.contributor.authorLemos, Ângela
dc.date.accessioned2016-02-19T11:22:53Z
dc.date.available2016-02-19T11:22:53Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente artigo decorre da investigação realizada pela autora, sobre os processos de divulgação em contextos de educação de infância, nomeadamente em contextos de educação pré-escolar. Pretende refletir as possibilidades criadas pelos processos de divulgação no quotidiano das vivências do jardim-de-infância pelas crianças e pelos adultos – educadores de infância, famílias, equipas, outros profissionais e co-munidade. Destacam-se como elementos a considerar no desenvolvimento destes processos: (i) a participação e envolvimento das crianças nos processos de divulga-ção, enquanto autoras e coautoras dos registos divulgados; (ii) a promoção de rela-ções colaborativas com as famílias como meio para a compreensão dos saberes construídos quotidianamente no jardim-de-infância; (iii) o desenvolvimento de um trabalho colaborativo com todos os parceiros e de um modo muito especial com as equipas; (iv) as modalidades de comunicação como meio de promoção de processos de divulgação genuínos e autênticos; (v) os processos de divulgação como forma de partilhar o que se aprende e como se aprende no jardim-de-infância.pt_PT
dc.description.abstractThis paper emerges from a previous research undertaken by the author who deeply explored the disclosure processes in contexts of childhood education, particularly in preschool settings. It intends to reflect the possibilities created for children and adults (preschool teachers, families, teams, as well as other professional staff and community members) while developing disclosure procedures about everyday life experiences in kindergartens. Within the development of these procedures we will highlight the following features: (i) children’s participation and implication, while authors and co-authors of the records disclosed; (ii) the promotion of collaborative relationships with the families as a mean of understanding of the knowledge built daily in the kindergarten; (iii) the development of a collaborative work with all the partners, especially with the pedagogical teams; (iv) the communication methodol-ogies as means to promote genuine and authentic disclosure processes; (v) the dis-closure process as a way to share both, what one learns and how one learns in kin-dergarten.en
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11405
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/90pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectJardim-de-infânciapt_PT
dc.subjectPartilhapt_PT
dc.subjectDivulgaçãopt_PT
dc.subjectParceriaspt_PT
dc.subjectConstrução de saberespt_PT
dc.subjectPreschool educationen
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectSharingen
dc.subjectDisclosure of informationen
dc.subjectPartnershipsen
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.titleDocumentar e divulgar os saberes construídos no jardim-de-infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage57pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
oaire.citation.volume3, n. 1pt_PT
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Documentar e divulgar os saberes construídos no jardim-de-infância - pp. 45-57.pdf
Size:
292.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: