Repository logo
 
Publication

Auto-avaliação regulada em matemática: dizer antes de fazer

dc.contributor.authorSantos, Leonor
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.contributor.editorUNESP
dc.date.accessioned2013-11-01T13:53:09Z
dc.date.available2013-11-01T13:53:09Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsse artigo diz respeito a um estudo desenvolvido com alunos do ensino secundário em Matemática, onde se introduziu ao longo de todo um ano lectivo uma prática intencional de avaliação reguladora. Esta prática consistiu numa estratégia pedagógica em que os alunos tinham de interpretar a tarefa proposta, descreverem por escrito a estratégia de resolução e posteriormente resolverem-na. Coube ao professor dar feedback às produções dos alunos, variando ao longo do ano a sua incidência. Optou-se por uma metodologia interpretativa, recorrendo-se à observação, com registo áudio, e à análise documental das produções dos alunos, do diário de bordo e reflexões do professor. Este estudo evidencia que esta estratégia é potenciadora de aprendizagem, contribui para os alunos reformularem raciocínios erróneos e evita a persistência de erros ou incompreensões. Por ser contrária a uma prática corrente, levanta contudo dificuldades aos alunos e desafia o professor a reflectir e a interagir com outros.por
dc.description.abstractThis article reports on a study involving secondary students in mathematics, where formative assessment was introduced throughout the school year. In this teaching strategy students had to interpret a task, write the resolution strategy and then solve it. The teacher gave feedback to the pupils on their outcomes, changing the focus of the feedback over the year. An interpretive methodology was chosen, using observation, with audio recording, and document analysis of students’ work, logbooks, and teacher reflections. The study pointed out that this strategy contributes to the learning process, helps students to reformulate incorrect reasoning, and prevents persistent errors and misunderstandings. It is the opposite of standard practice, in that it raises difficulties for the students and challenges the teacher to reflect and interact with others.en
dc.identifier.citationSANTOS, Leonor; PINTO, Jorge - Auto-avaliação regulada em matemática: dizer antes de fazer. Bolema [Em linha]. 22:33 (2009) 51-68. [Consult. 1 nov. 2013]. Disponível na Internet:<URL:http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2953>. ISSN 0103-636X.por
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4848
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2953por
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectAuto-avaliação reguladapor
dc.subjectAprendizagem em matemáticapor
dc.subjectInteracção avaliativapor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectSelf-regulated assessmenten
dc.subjectMathematics learningen
dc.subjectAssessment interactionen
dc.subjectFormative assessmenten
dc.titleAuto-avaliação regulada em matemática: dizer antes de fazer
dc.title.alternativeSelf-regulating assessment in mathematics: saying before doing
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Claro (São Paulo)por
oaire.citation.endPage68por
oaire.citation.startPage51por
oaire.citation.titleBolemapor
oaire.citation.volumeA. 22, nº 33por
person.familyNamePinto
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Auto-avaliação... matemática - pp. 51-68.pdf
Size:
257.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format