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Quais as perceções das competências dos professores do ensino regular no atendimento de crianças com síndrome de down
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires | |
dc.contributor.author | Marinho, Cidália Maria Sousa | |
dc.date.accessioned | 2016-08-10T15:31:32Z | |
dc.date.available | 2016-08-10T15:31:32Z | |
dc.date.issued | 2016-07-27 | |
dc.date.submitted | 2016-07-27 | |
dc.description.abstract | A presença de crianças portadoras de deficiência ou incapacidade permanente é uma realidade manifestamente presente no nosso quotidiano escolar. Mas será que os professores percecionam a sua (in) competência para lidar com esta problemática? No presente estudo, procuramos refletir um pouco sobre toda a problemática da Trissomia 21, centrando a nossa atenção na atuação dos professores. Desde logo, procuramos perceber a importância da inclusão em todo o processo de inovação educacional que se deseja construir. Não basta dizer que é importante incluir as crianças portadoras de Síndrome de Down na escola regular. É preciso criar as condições para que estas crianças possam ter sucesso e, para isso, será absolutamente necessário a formação adequada de professores assim como de extrema importância é efetuar uma adaptação curricular às suas capacidades individuais. Assim, o nosso estudo teve como objetivos: Analisar a problemática da Inclusão das crianças Trissomia 21 na escola regular; Verificar em que medida o professor da Escola Regular tem formação adequada para atender as crianças com Trissomia 21 e tentar recriar estratégias de aprendizagem de acordo com as caraterísticas individuais das crianças que o professor tem na sua sala. A amostra do nosso projeto figurou-se num grupo de cerca de 130 docentes de agrupamentos de escolas do Concelho de Guimarães, professores educadores, do jardim-de-infância e do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico (CEB). Após a análise dos dados recolhidos nos inquéritos propostos aos professores podemos concluir que os professores do ensino regular assumem não possuir formação específica para atender às crianças com Síndrome de Down, pois revelam alguma insegurança em lidar com as situações com que se deparam no seu quotidiano. Contudo afirmam atuar da melhor maneira possível, diligenciando as melhores condições e metodologias de intervenção. Foi sintomática e consensual a necessidade sentida, pela generalidade dos professores, na necessidade de um apoio especializado. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201226464 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14436 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.subject | Síndroma de Down | pt_PT |
dc.title | Quais as perceções das competências dos professores do ensino regular no atendimento de crianças com síndrome de down | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |