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Authors
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Abstract(s)
A distracção é frequentemente utilizada como estratégia de coping para a gestão do
stress e da dor inerentes a procedimentos de saúde. É prática dos cuidados de enfermagem a utilização de diferentes tipos de distracção em função da idade, gostos e preferências das crianças. Trabalhos recentes de investigação têm estudado a realidade virtual como uma nova estratégia de distracção, e as conclusões sugerem maior efeito analgésico que outras modalidades de distracção.
O presente estudo efectua uma revisão sistemática da literatura, com meta análise,
para avaliar a eficácia da realidade virtual como estratégia de distracção em crianças e
adolescentes submetidos a procedimentos dolorosos.
Os estudos seleccionados incluíram crianças e adolescentes com idades entre os 5
anos e os 19 anos, submetidos a procedimentos dolorosos. Elegeram-se apenas ensaios clínicos com amostras aleatórias, com um mínimo de 5 participantes em cada estudo.
A qualidade dos ensaios clínicos foi avaliada através da Oxford Quality Scale. Todas
as análises utilizaram diferenças entre as médias (MD), com intervalos de confiança (CI) de 95%, calculadas através da aplicação informática Review Manager.
Foram incluídos 5 ensaios clínicos com um total de 136 participantes. No seu conjunto
estes estudos incluíram 70 tratamentos experimentais e 66 tratamentos de controlo.
O contexto de utilização mais estudado foi a oncologia em situação de punção lombar e
punção subcutânea para acesso a cateter central pré-implantado. Os restantes contextos de utilização incluíram queimados, durante a mudança de penso, e exames complementares de diagnóstico para punção venosa periférica.
Os resultados desta meta análise afirmam a eficácia da distracção com realidade
virtual na gestão da dor e do distress em crianças e adolescentes submetidos a procedimentos médicos invasivos e dolorosos. Contudo, é necessário continuar a investigar esta intervenção no sentido de fortalecer estes resultados de forma ainda mais consistente.
Description
Keywords
Realidade virtual Estratégia de distracção Dor Meta análise Adolescente Criança Distress
Pedagogical Context
Citation
Pensar Enfermagem, Vol. 14 N.º 2 2º Semestre de 2010
Publisher
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem
