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Abstract(s)
A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala de aula é uma realidade atual, pelo que é emergente compreender a melhor forma de proporcionar a estas crianças uma integração efetiva na escola e, nessa condição, desenvolverem as suas diferentes capacidades.
A Expressão Plástica, enquanto área disciplinar artística constante do Currículo Específico Individual dos alunos com NEE de caráter permanente é, na nossa opinião, uma área que privilegiando a expressão livre e a inclusão, contribuiu para a concretização de aprendizagens que promovem a superação de dificuldades manifestadas por esses alunos.
O presente estudo, enquadrado na área da Educação Especial e centrado no caso de uma criança com Síndrome de Down em contexto de sala de aula e em situação de acompanhamento individualizado nas disciplinas de Educação Visual e Artes Plásticas, pretende dar resposta à seguinte questão fundamental: Que importância poderá assumir a Expressão Plástica no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down?
Sob o ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no modelo de investigação designado por estudo de caso, numa abordagem de tipo qualitativo, sendo que não podendo generalizar-se os resultados obtidos a todos os casos similares, pode contudo fornecer pistas extrapoláveis e adaptáveis a casos semelhantes.
Description
Keywords
Expressão Plástica Integração Escolar Crianças Deficientes Sindroma de Down Necessidades Educativas Especiais
