Repository logo
 
Publication

Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância

dc.contributor.advisorMendes, Teresa de Lurdes Frutuoso
dc.contributor.advisorCorreia, Rosalina Maria Cordeiro Marchão Mendes
dc.contributor.authorMota, Paula Cristina Pires
dc.date.accessioned2016-03-11T17:52:52Z
dc.date.available2016-03-11T17:52:52Z
dc.date.issued2016-01-11
dc.description.abstractNas últimas décadas, a investigação tem vindo a demonstrar que o desenvolvimento emocional da criança é um dos fatores decisivos para a construção da sua identidade, e que quanto mais a criança conseguir identificar e distinguir emoções, exteriorizá-las e regulá-las, mais facilmente se transformará num indivíduo equilibrado e com boa capacidade relacional. O educador de infância deve auxiliar as crianças, na construção desse processo identitário e de relação com a alteridade, devendo para isso, promover atividades adequadas e estimulantes, que proporcionem o seu desenvolvimento emocional, de modo a que estas sejam, no presente e no futuro, emocionalmente competentes. Nesse sentido, propusemo-nos, ao longo da nossa Prática e Intervenção Supervisionada, conceber e implementar um projeto de investigação-ação que abordasse as quatro emoções básicas tendo como objetivos principais, promover o desenvolvimento emocional de cada criança e estimular a reflexão em torno dos seus diferentes estados emocionais, recorrendo para isso, quer à Literatura para a Infância, quer ao material didático Uma Caixa Cheia de Emoções. Foi nosso intuito, tal como procuraremos demonstrar neste relatório, contribuir para a criação de um ambiente socioemocional equilibrado que permitisse o desenvolvimento e a livre expressão das emoções, por parte das crianças.pt_PT
dc.description.abstractOver the last decades, research has shown that child emotional development is one of the decisive factors in building their identity, and that how much more emotions they can identify and distinguish, exteriorize and control, more easier it will be to turn them into a balanced individual with a good relational capacity. The preschool teacher should help children, in the construction of this identity process and relation with alterity, promoting, for that end, adequate and stimulating activities, that allow their emotional development, in a way that they can be emotionally competent either in the present or in the future. For that end we proposed, during our Practice and Supervised Intervention, to conceive and implement a research project that would approach the four basic emotions, with the main objectives being to promote emotional development of each child and stimulate the reflection around each of their diferent emotional states, relying for that in both the Child Literature and " A Full Box of Emotions " didatic material. It was our intention, as we will try to demonstrate in this report, to contribute to the creation of a balanced socio-emotional environment that allowed the development and a free expression of emotions, by the children.pt_PT
dc.identifier.tid201079704pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12214
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_PT
dc.subjectLiteratura para a Infânciapt_PT
dc.subjectUma Caixa Cheia de Emoçõespt_PT
dc.subjectPreschool teacherpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectEmotional developmentpt_PT
dc.subjectChild Literaturept_PT
dc.subjectA Full Box of Emotionspt_PT
dc.titleLiteratura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versão Final - Paula Mota.pdf
Size:
5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: