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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente projeto foi realizado no âmbito do estágio na organização desportiva Leixões
Sport Club, durante este período foi possível identificar um clube que apresentava grandes lacunas
estratégicas, não tendo qualquer tipo de planeamento de marketing ou objetivos delineados.
Nesse sentido, este projeto procura desenvolver a estratégia de marketing do clube através
da realização dum plano de marketing, começando por um processo de análise extenso,
recorrendo a uma metodologia qualitativa, utilizando análise e observação dos vastos documentos
disponibilizados pelo clube. Estes documento incluem ficheiros internos, informações
provenientes de membros da estrutura e dados recolhidos através do período de estágio, visando
obter uma imagem concreta do clube. O Leixões apresenta dificuldades a nível administrativo,
que se refletem em problemas financeiros e de recursos humanos, no entanto revela ainda uma
massa adepta ativa e uma notoriedade muito significativa na região de Matosinhos. O processo
de análise externa procurou identificar as oportunidades presentes no ambiente envolvente do
clube, de modo que a organização possa devidamente capitalizar no facto de Matosinhos ser o
oitavo município nacional com mais empresas e o nono município com mais jovens, tendo ainda
cerca de 215 mil surfistas, estrangeiros e locais, que se deslocam anualmente à sua praia.
Esta extensa análise permitiu a definição dos objetivos estratégicos de marketing do
clube, focando-se em três principais pontos, o aumento e rejuvenescimento da massa associativa,
de modo a suportar um futuro sustentável do clube, o aumento das receitas, fruto duma
capitalização eficaz das oportunidades do seu meio e o desenvolvimento da sua comunicação
digital, que visa aproximar o clube do consumidor desportivo. Para o alcance destes objetivos foi
definida uma estratégia, que pretende posicionar o Leixões como um clube renovado e com uma
direção estratégica devidamente definida, mas acima de tudo, procura ser um clube enraizado nos
seus valores de união e a família, diferenciando-se dos seus concorrentes a nível nacional pela
relação próxima e personalizada que tem com os leixonenses.
Description
Keywords
Plano de marketing desportivo Consumidor desportivo Comunicação digital