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Authors
Abstract(s)
A realidade atual apresenta um mundo cada vez mais digital e dependente das redes sociais,
o que obrigou as empresas a adaptarem-se e a utilizarem novas estratégias para atingir os
seus consumidores, de modo a manterem-se competitivas no mercado. Como consequência,
surgiram os influenciadores digitais que, através das suas plataformas nas redes sociais,
conseguem atrair audiências de consumidores e influenciá-los através do seu conteúdo. Os
influenciadores digitais passaram, assim, a ter um papel importante na forma como os
consumidores escolhem e adquirem os seus produtos, exercendo influência não só no
comportamento dos consumidores, mas também na sua intenção de compra.
Desta forma, a presente dissertação pretende explorar o impacto que os influenciadores
digitais de moda têm na intenção de compra dos seus seguidores, e perceber que fatores
podem influenciar este processo. Assim, para alcançar os objetivos propostos, foi traçado
um modelo conceptual que traduz as possíveis relações entre as variáveis que antecedem a
intenção de compra, tendo sido considerados os atributos do influenciador digital de moda,
os atributos do seu conteúdo, as suas estratégias de interação, as relações parassociais entre
os influenciadores e os seus seguidores, a atitude em relação ao influenciador digital de moda
e as normas subjetivas como fatores determinantes da intenção de compra.
Foram formuladas 10 hipóteses de investigação, testadas na fase empírica desta dissertação,
através da análise fatorial exploratória e da análise de regressão múltipla e simples. Esta
investigação foi realizada recorrendo a um inquérito por questionário online, distribuído
através das redes sociais Instagram e Facebook, do qual se obteve uma amostra de 201
respondentes.
Os resultados obtidos mostram que a confiança, a interatividade e a qualidade do conteúdo
influenciam positivamente as relações parassociais. Por sua vez, as relações parassociais
exercem um efeito positivo na atitude em relação ao influenciador digital de moda. Por fim,
as relações parassociais, a atitude em relação ao influenciador digital de moda e as normas
subjetivas exercem um impacto direto e positivo na intenção de compra.
Description
Keywords
Influenciadores digitais Moda Relações parassociais Intenção de compra