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Abstract(s)
Nas Ășltimas dĂ©cadas a incidĂȘncia dos estudos sobre a temĂĄtica das emoçÔes na enfermagem centrou-se, sobretudo, na experiĂȘncia emocional dos doentes e dos enfermeiros, deixando espaço para o foco da competĂȘncia emocional do enfermeiro. Considerando que o contexto de fim de vida Ă© repleto de sentimentos, sensaçÔes e
emoçÔes difĂceis de gerir pelos enfermeiros, tornou-se fundamental significar os cenĂĄrios emocionais importantes na prestação de cuidados de conforto durante essa fase do ciclo de vida. A finalidade deste estudo Ă© contribuir para a clarificação do significado do desenvolvimento de competĂȘncias emocionais no agir profissional do
enfermeiro, assumindo como centro de interesse o contexto da prestação de cuidados de conforto Ă pessoa internada em unidade de cuidados paliativos. Considerando o problema e os objetivos em estudo, optou-se por um referencial metodolĂłgico de natureza qualitativa, com carĂĄcter descritivo e exploratĂłrio. Os sujeitos em anĂĄlise sĂŁo enfermeiros e pessoas que vivenciam o fim de vida, e que aceitaram participar no estudo atravĂ©s de entrevista semiestruturada, tendo sido assegurados e protegidos os procedimentos Ă©ticos inerentes. Para a anĂĄlise do fenĂłmeno em estudo, analisaram-se os dados usando a anĂĄlise crĂtica do discurso de Fairclough.
Do estudo emergiu o constructo da âcompetĂȘncia emocional do enfermeiroâ, como sendo um conjunto de capacidades que permitem conhecer, regular, atingir e gerir fenĂłmenos emocionais de modo a construir e manter relaçÔes interpessoais em ambiente afetivo, o qual se enforma em torno de cinco dimensĂ”es, e se transforma igualmente em cinco capacidades.
Description
Keywords
AnĂĄlise de discurso CompetĂȘncia emocional Enfermeiro Significação Fim de vida
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem