Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

(Re)Descobrir novos caminhos para a promoção de comportamentos adequados: incentivos grupais e recompensas não materiais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SOFIA_SANTOS.pdf2.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final surge no âmbito de um estágio, inserido na unidade curricular Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra, 1 ano. Decorreu no ano letivo 2015/2016 e enquadrou-se institucionalmente num Jardim-de-infância. É constituído por uma reflexão acompanhada pela investigação de uma temática, neste caso a Gestão de comportamentos em idade pré-escolar. Sabemos que a recompensa deve ir ao encontro aos interesses das crianças, mas deve servir apenas para o reconhecimento de um bom comportamento ou podem também proporcionar / fortalecer outras aprendizagens? A nossa intervenção demonstrou que este tipo de recompensas (confecionadas e não materiais) permite não só a aquisição de novas aprendizagens mas também a “comemoração” do progresso do grupo em termos comportamentais. Ao utilizarmos o incentivo de grupo promovemos não só a mudança de um comportamento como também estamos a fortalecer as relações interpessoais entre crianças (sentido grupo, partilha e o não há competição). Podemos assim concluir que as recompensas podem e devem ser pensadas não só como incentivo ao bom comportamento mas também como oportunidade de novas aprendizagens.

Description

Keywords

Incentivo Grupal Recompensa Aprendizagem Gestão do Comportamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue