Publication
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
| dc.contributor.advisor | Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- | |
| dc.contributor.author | Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-24T09:25:52Z | |
| dc.date.available | 2023-04-24T09:25:52Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.description.abstract | O estudo que se apresenta neste Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, num Jardim de Infância em Coimbra, com um grupo de 20 crianças. O projeto de intervenção desenvolvido neste contexto surgiu com o intuito de gerir os conflitos existentes no grupo. Face à situação foi formulada a seguinte questão de investigação: “De que modo uma intervenção no jardim de infância que parta das emoções poderá ter efeitos na gestão de conflitos, desenvolvendo competências socioemocionais de crianças dos 3 aos 6 anos? Foi objetivo da intervenção: Conceber, implementar e avaliar, em contexto de jardim de infância, um projeto que possibilite às crianças aprender a gerir emoções em situações de conflito entre pares. Após a intervenção com a duração de cerca de 5 semanas, foi possível constatar que estratégias de regulação de emoções, outrora descartadas pelos/as intervenientes, começaram a ser postas em prática e o grupo foi revelando as suas competências socio emocionais. Os resultados revelaram o efeito positivo da implementação do projeto tendo sido notório que os conflitos que existiam, apesar de não terem desaparecido completamente, foram sendo atenuados. Conclui-se, assim, a importância do/a educador/a observar atentamente as crianças a fim de poder intervir em prol do seu bem-estar individual e coletivo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203279530 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44624 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Emoções | pt_PT |
| dc.subject | Competências Socioemocionais | pt_PT |
| dc.subject | Gerir Conflitos | pt_PT |
| dc.subject | Regular Emoções | pt_PT |
| dc.title | O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
