Repository logo
 
Publication

Formação e desenvolvimento de competências de estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em saúde mental e psiquiatria

dc.contributor.authorMartinho, Júlia
dc.contributor.authorPires, Regina
dc.contributor.authorCarvalho, José Carlos
dc.contributor.authorPimenta, Graça
dc.date.accessioned2021-04-30T14:13:47Z
dc.date.available2021-04-30T14:13:47Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA formação em contexto da prática é uma componente fundamental na integração de saberes e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem, constituindo um eixo estruturante da sua socialização e construção da identidade profissional. Considerando a complexidade que envolve a formação em contexto de saúde mental e psiquiatria, a supervisão dos estudantes assume uma relevância decisiva, na medida em que lhes proporciona os instrumentos necessários para a otimização da aprendizagem e desenvolvimento de competências. OBJETIVO: conhecer as perspetivas dos estudantes sobre o ensino clínico em contexto de saúde mental e psiquiatria e as competências desenvolvidas no decurso do mesmo. METODOLOGIA: estudo exploratório, de natureza quantitativa. Colheita de dados efetuada de 13 de fevereiro a 30 abril 2013. Todos os procedimentos éticos foram respeitados. Realizada a caraterização sociodemográ!ca do estudante e a avaliação das competências que se desenvolvem com maior predominância através da escala Adaptive Competency Pro!le – ACP, validada para Portugal. RESULTADOS: amostra constituída por 48 estudantes, sendo 42 (87,5%) do sexo feminino, com M=22,9 anos (DP=3,9). Como motivação para a escolha do curso, 42,6% referem a questão vocacional, 34,4% o interesse na área da saúde e 23% o fato de terem contactado com a enfermagem enquanto recetores de cuidados. CONCLUSÕES: os estudantes salientam o ensino clínico como uma mais-valia possibilitando-lhes confronto com a realidade da profissão, proporcionando-lhes experiências de trabalho e preparação para o futuro. As competências mais desenvolvidas em contexto de psiquiatria são as de relação, ligadas à experiência concreta e à observação reflexiva.pt_PT
dc.description.abstract"e clinical training is a key component in the integration of knowledge and skill development of student nurses, forming a structural axis of socialization and professional identity construction. AIM: to understand the perspectives of students about clinical education in the context of mental health and psychiatry and skills developed during the same. METHODS: exploratory, quantitative study. Data collection from February 13th to April 30th, 2013. All ethical standards were observed. Sociodemographic characterization and assessment of student skills more developed was made using the Adaptive Competency Pro!le – ACP scale, validated to Portuguese. RESULTS: sample consisting of 48 students, 42 (87.5%) females, with M = 22.9 years (SD = 3.9). Reasons for choosing nursing course highlight vocation (42.6%), interest in health (34.4%) and previous contact with nursing as patients (23%). CONCLUSIONS: Students highlight the clinical education as an asset allowing them to confront the reality of the profession, providing them with work experience and preparation for the future. Relationship skills are considered most developed in context of clinical training in psychiatry, linked to concret experience and reflective observation.pt_PT
dc.description.abstractLa formación en la práctica es un componente clave en la integración del conocimiento y desarrollo de habilidades de estudiantes de enfermería, formando un eje estructural de socialización y construcción de identidad profesional. Teniendo en cuenta la complejidad que implica la formación en salud mental y psiquiatría, la supervisión de estudiantes es de importancia decisiva, ya que les proporciona instrumentos de aprendizaje y desarrollo de habilidades. OBJETIVO: conocer las perspectivas de los estudiantes acerca de la educación clínica en contexto de salud mental y psiquiatría y las habilidades desarrolladas durante el mismo. METODOLOGÍA: estudio exploratorio de carácter cuantitativo. La recolección de datos se llevó a cabo entre 13 de febrero y 30 de abril 2013. Todos los procedimientos éticos fueron respetados. Se hice la caracterización sociodemográ!ca y evaluación de las habilidades de los estudiantes, desarrolladas con mayor prevalencia en todo el rango del Per!l de Competencias - ACP, validados para Portugal. RESULTADOS: muestra de 48 estudiantes, siendo 42 (87,5%) mujeres, con M = 22,9 años (DE = 3,9). Como motivación de elección del curso, el 42,6% informó de la cuestión vocacional, 34,4% del interés en la salud y el 23% que se han puesto en contacto con la enfermería como receptores de cuidados. CONCLUSIONES: Los estudiantes destacan la formación clínica como una ventaja que permite enfrentar la realidad de la profesión, proporcionándoles experiencia laboral y preparación para el futuro. Las habilidades más desarrolladas en contexto de psiquiatría son la relación, vinculada a experiencia concreta y observación reflexiva.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, ESPECIAL 1 (ABR.,2014)pt_PT
dc.identifier.issn1647-2160
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36352
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/nspe1/nspe1a16.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.titleFormação e desenvolvimento de competências de estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em saúde mental e psiquiatriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage97pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
oaire.citation.volumeEspecialpt_PT
person.familyNameMarques Martinho
person.familyNamePires
person.familyNameCarvalho
person.givenNameMaria Júlia Costa
person.givenNameRegina
person.givenNameJosé Carlos
person.identifier2664349
person.identifier.ciencia-idF61B-12E2-220F
person.identifier.ciencia-id2B1E-CF2A-1149
person.identifier.ciencia-idA819-A87C-A7EF
person.identifier.orcid0000-0002-5233-8324
person.identifier.orcid0000-0003-1610-7091
person.identifier.orcid0000-0002-8391-8647
person.identifier.ridO-1362-2015
person.identifier.scopus-author-id55883092600
person.identifier.scopus-author-id57201499056
person.identifier.scopus-author-id55044015600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa6f2c046-da65-4c5f-8d01-1dc62befbf87
relation.isAuthorOfPublicationbd922694-8010-4a44-bb8d-4a74918e7bd4
relation.isAuthorOfPublication7a00d718-5de3-49a6-95c8-0ce72037d4fe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7a00d718-5de3-49a6-95c8-0ce72037d4fe

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Júlia M.-09.pdf
Size:
443.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format