Repository logo
 
Publication

Palácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marca

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Marcelo
dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo
dc.contributor.authorFaria, Fernando Edgar Correia de
dc.date.accessioned2017-05-10T15:19:14Z
dc.date.available2017-05-10T15:19:14Z
dc.date.issued2017-04-26
dc.description.abstractEm 2017, o Palácio Nacional de Mafra celebra 300 anos. Pela sua relevância como monumento nacional e símbolo da História de Portugal, distingue-se culturalmente como um destino de excelência. A sua ligação ao romance de José Saramago, «Memorial do Convento», assim como o seu incontornável valor patrimonial, contribuíram como elementos fundamentais para a determinação do presente estudo, que visa analisar os atributos da imagem de marca do Palácio pelos traços das associações de memória percecionados pelos visitantes. É com este propósito, no âmbito do turismo cultural e literário, que a nossa investigação levou a efeito esta pesquisa através da netnografia e da análise de conteúdo com base no modelo de associações de memória da imagem de marca de Keller, trabalhando com os comentários recolhidos no site TripAdvisor entre setembro de 2015 e outubro de 2016. Os principais resultados do tipo e da natureza das associações são positivos, fortes e, na sua maioria, favoráveis. Apesar da existência de pontos fracos e desfavoráveis – expectáveis –, existe também um leque de opiniões mistas. Com base nos resultados, são apresentadas propostas para a gestão da imagem de marca e dos meios de comunicação do Palácio Nacional de Mafra como local de atração turística do ponto de vista cultural e literário.pt_PT
dc.identifier.tid201695332pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18321
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo Culturalpt_PT
dc.subjectTurismo literáriopt_PT
dc.subjectNetnografiapt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectAssociações de memóriapt_PT
dc.subjectImagem de marcapt_PT
dc.subjectPalácio Nacional de Mafrapt_PT
dc.subjectJosé Saramagopt_PT
dc.titlePalácio Nacional de Mafra e Turismo Cultural: Uma Análise Netnográfica da sua Imagem de Marcapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M-GTH - Fernando Faria 50029504.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: